Comemoração visa incentivar o combate ao racismo
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 25 de setembro, foi aprovado o Projeto de Lei Nº42/2023 de autoria do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), que institui na Câmara Municipal de Limeira a Semana Municipal da Mulher Negra, que deverá ser realizada em julho, já que no mesmo mês comemora-se o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra”. O objetivo é incentivar o combate ao racismo, machismo e qualquer forma de discriminação que envolve a mulher negra na sociedade.
No mês de maio, de cada ano, será formada uma Comissão constituída por cinco vereadores, para organizar as ações da campanha, juntamente com a Escola Legislativa Paulo Freire. As abordagens contemplarão temas como: violência institucionalizada contra a mulher negra, feminismo negro, resistência da mulher negra, entre outros.
“A comemoração desta data tem o objetivo de trazer à reflexão a trajetória de tantas mulheres que, a seu modo, contribuíram e construíram a própria história com muita garra, tanto que foram indicadas pelos grupos onde trabalham ou com os quais colaboram.”, pontuou o parlamentar.