Prefeitura informou que intensificará patrulhamento preventivo
A Comissão de Meio Ambiente recebeu, na reunião desta quinta-feira, 21 de setembro, uma resposta da Prefeitura sobre a fiscalização de queimadas ilegais no município. Segundo o Executivo, o patrulhamento preventivo será intensificado.
Os questionamentos foram feitos na reunião do colegiado nos dias 24 de agosto e 17 de agosto. Na ocasião, os parlamentares pediram informações sobre a fiscalização de queimadas nos bairros Terras de São Bento I, Belinha Ometto e Geada. Os parlamentares também solicitaram a intensificação da fiscalização naqueles locais.
Em resposta, a Prefeitura disse que as fiscalizações ocorrem durante os deslocamentos das equipes de serviços motorizados do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo atendimento de denúncias e que, após os apontamentos feitos pela Comissão quanto aos bairros mais afetados, intensificará o patrulhamento preventivo e fiscalização nos locais com maiores recorrências das queimadas ilegais.
Comissão
São responsabilidades dos membros fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.
Fazem parte do colegiado os vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente, e Helder do Táxi (MDB), secretário. As reuniões ocorrem às quintas-feiras, às 15h. Todas as deliberações são registradas em ata.