• Inicio
  • Notícias
  • Cinco projetos são aprovados na sessão ordinária da Câmara de Limeira

Cinco projetos são aprovados na sessão ordinária da Câmara de Limeira

Lei do entretenimento, área de descanso para motociclistas e Cultura Racional foram temas da Tribuna Livre

Data de publicação: 11/09/2023 22:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Cinco projetos são aprovados na sessão ordinária da Câmara de Limeira
Cinco projetos são aprovados na sessão ordinária da Câmara de Limeira

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de setembro, a Câmara Municipal aprovou cinco projetos que estavam na pauta da Ordem do Dia. Durante o Expediente, parte da sessão em que todos os documentos protocolados são lidos, foram discutidos requerimentos e votadas moções. 

Já a Tribuna Livre, momento destinado ao uso da palavra por munícipes para discorrer sobre assuntos de interesse da cidade, foi ocupada por David de Souza, que falou sobre a legislação que regulamenta o funcionamento de estabelecimentos voltados ao entretenimento, por Antônio Augusto das Neves, para falar sobre áreas de espera para motociclistas, e Carlos Tadeu, que discorreu sobre a Cultura Racional. Confira as falas na íntegra no link.

Tribunas

David de Souza usou a Tribuna representando bares e restaurantes para falar sobre a legislação municipal que rege os estabelecimentos de entretenimento, que segundo ele está dificultando a manutenção do funcionamento destes comércios. “A fiscalização nos coloca como inimigos. Estamos sendo marginalizados, mas somos trabalhadores, precisamos que o poder público nos ajude”. O orador pediu uma reunião com os vereadores para apresentar uma proposta de alteração nas leis municipais sobre a categoria.

Já Antônio Augusto das Neves, motorista de caminhão aposentado, usou o espaço para falar sobre a necessidade de instalação de áreas de espera para motociclistas em algumas vias da cidade. Ele pontuou que a sinalização de solo minimiza a disputa por espaço entre carros e motos e promove mais segurança no trânsito e já é utilizada em outras cidades do país.

Encerrando a participação popular na sessão, Carlos Tadeu de Souza falou sobre a cultura do desenvolvimento do raciocínio da humanidade. Ele convidou a população para acompanhar uma apresentação da Banda Nacional Universo em Desencanto no próximo domingo, 17 de setembro, às 10h, com saída em frente a APAE, para comemorar o 33º aniversário da Cultura Racional no município. Ele também discorreu sobre a evolução dos seres humanos ao longo dos séculos e sobre os fundamentos da cultura racional. “Cultura Racional não é ciência, não é seita e não é religião, e sim a cultura do desenvolvimento da humanidade”, destacou. 

Confira como foi a votação:

Adiado - Projeto de Lei Nº 85/2022, do vereador Marco Xavier (Cidadania), perpetua o nome de Marcelo Eduardo Hencklein na Rua Projetada quatorze no loteamento Colinas do Engenho II.

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 14/2022, do ex-vereador José José Roberto Bernardo, concede o Título de Cidadão Limeirense a Wagner Rogério de Almeida Marchi pelos serviços prestados à população de Limeira.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 61/2023, do vereador Helder do Táxi (MDB), perpetua o nome de Sumara Aparecida Oki de Almeida Inácio na Área Verde X da quadra X do loteamento Jardim Residencial Walter Lúcio Peccinini, com frente para a Avenida Projetada 2A/2B/2C, s/nº, e parte da Rotatória Projetada 2 do loteamento Village Limeira. 

Aprovado - Projeto de Lei Nº 54/2023, da vereadora Isabelly Carvalho (PT), dispõe sobre a instituição da Semana Municipal de Encontros e Batalhas de Rimas e Batalhas do Movimento de Poesia Falada (SLAM).

Aprovado - Projeto de Lei Nº 97/2023, do vereador Betinho Neves (PV), reconhece o Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas para fins de atendimento prioritários.

Aprovado - Proposta de Emenda à Lei Orgânica Nº 3/2022, do vereador Jorge de Freitas (PSD), altera a Lei Orgânica Municipal, para permitir a apresentação pela internet de propostas de iniciativa popular.(2º turno de votação).