Parlamentares conheceram a instituição e ouviram demandas da direção
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara visitou a Escola de Educação Infantil Mina do Saber, que presta serviço para a Prefeitura pelo programa Bolsa Creche. O objetivo foi conhecer a escola e ouvir as demandas da direção.
Os vereadores Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) e Lu Bogo (PL) foram recebidos pela diretora da instituição, Marcela Aguiar, que fez um breve relato sobre a história da escola, que atende o programa Bolsa Creche desde 2014.
Segundo a diretora, hoje a escola atende 92 alunos pelo programa do município e mais oito no plano particular, no entanto tem capacidade para atender até 135 crianças. São alunos de quatro meses a quatro anos de idade.
Marcela relatou aos vereadores que a escola passa por dificuldades financeiras e quase fechou em 2022. Segundo a diretora, o repasse financeiro feito pelo município é muito baixo e não supre as despesas da instituição que tem a obrigação de oferecer quatro refeições por dia e o material escolar para as crianças, além dos demais custos, que vão desde o lençol até a escova de dentes que os alunos usam.
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município.
Fazem parte do colegiado Elias Barbosa (Podemos), presidente; Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária. As reuniões acontecem regimentalmente às quartas-feiras, a partir das 15h30.