Inscrição em vagas remanescentes deve ser feita por e-mail
Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do projeto Câmara de Vereadores Juniores, da Câmara Municipal de Limeira. A indicação de dois alunos, um titular e outro suplente deve ser feita pelas escolas até o dia 8 de setembro.
Podem participar alunos de 12 a 16 anos, matriculados nas escolas públicas ou particulares de Limeira. Para inscrever os representantes, a escola deve encaminhar para o e-mail escolalegislativa@limeira.sp.leg.br a ficha de inscrição e o Termo de Participação e Autorização de Uso de Imagem e Voz, que podem ser baixadas por este link ou solicitadas por Whatsapp 19 98130 2736. Deve ser utilizado um formulário para cada aluno, contendo suas informações pessoais e indicando quem será o titular e quem será o suplente.
Caso o número de inscritos supere o número de 21 vagas, será realizado sorteio entre os participantes. A organização do projeto Câmara de Vereadores Juniores é feita pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão responsável, formada pelos vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Anderson Pereira (PSDB), Elias Barbosa (Podemos), Hélder do Táxi (MDB) e Terezinha da Santa Casa (PL), membros.
Vereadores Juniores
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem".
Farão parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.
As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.
De acordo com a Escola Legislativa, a Câmara de Vereadores Juniores proporciona a vivência do processo democrático aos jovens do município e é fundamental para que entendam o papel do Legislativo na sociedade e como isso afeta diretamente as suas vidas enquanto cidadãos