João Paulo Berto e painelistas destacaram valorização de acervos históricos e preservação da memória
Conhecer Limeira, pesquisar a cidade. Esse foi o título abordado no segundo dia de evento da Semana Camarária. O palestrante João Paulo Berto falou sobre a importância da valorização dos acervos históricos e preservação da memória, a partir de uma construção plural. A programação marca as comemorações dos dez anos de fundação da Escola Legislativa Paulo Freire.
O presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), discursou na abertura e fez uma menção a uma frase do escritor Rubem Alves. “Cultura é aquilo que fica, depois que o esquecimento faz o seu papel. Nosso trabalho nesta noite é justamente atrapalhar o esquecimento e relembrar a história de Limeira, que é muito bonita”, enalteceu o parlamentar.
O palestrante destacou que conhecer a cidade passa pela pesquisa. “Há pontos da cidade que não são estudados, conhecidos. O que foi produzido até hoje é uma história elitizada e branca, que tem uma certa posição de controle. Quanto conhecemos dos povos pretos escravizados de Limeira? Temos fontes suficientes para uma construção plural da história”, ponderou Berto.
Participaram do evento vereadores, os secretários municipais José Farid Zaine (Cultura), José França Almirall (Desenvolvimento), Marcela Provinciatto Siscão Malagon (Habitação), Sérgio Moreira (Comunicação) e outras autoridades municipais.
Uma exposição com fotos de atividades da Escola Legislativa realizadas ao longo de uma década também foi montada no espaço do evento.
Debate
Após a palestra de Berto, foi realizado um debate com a participação das painelistas Adriana Pessatte Azzolino, Alessandra Natali Queiroz e Juliana Binotti. A dinâmica do debate foi conduzida a partir do seguinte questionamento: “O que podemos dizer sobre o momento atual e perspectivas futuras das pesquisas e políticas públicas sobre o patrimônio cultural de Limeira? ”.
João Paulo Berto
O palestrante é bacharel e licenciado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH/Unicamp), foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante três anos. É mestre em História Cultural, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e doutor em História da Arte pela mesma instituição. É especialista em História e Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá e Mestrando em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMU-USP).
Foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali), mandato 2012-2014. Atua também como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira e como arquivista no Centro de Memória - Unicamp, respondendo pelas áreas de processamento técnico e documentação digital. É membro da Comissão de Bens Culturais da Diocese de Limeira e curador do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira.
Sobre as painelistas
Adriana Pessatte Azzolino é especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, professora universitária há 35 anos e diretora de Memória e Centro de Ciências na Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Limeira/Museu Major José Levy Sobrinho.
Alessandra Natali Queiroz é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP-Limeira, com iniciação científica na área de Paisagem Urbana e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdades Integradas Einstein de Limeira, com iniciação científica na área de Neuroarquitetura e Saúde Mental.
Juliana Binotti é especialista em Patrimônio Arquitetônico, conselheira na Associação Pró-Memória de Limeira. Foi presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali) por mais de 10 anos (2003-2016) e coordenadora da Subcomissão de Arquitetura, na Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira.
Próximos eventos
Nos dias 17 e 18 de agosto, serão palestrantes na Semana Camarária a ex-jogadora de basquete, Hortência Marcari, na quinta-feira, e Luiz Pondé encerrando as atividades na sexta-feira.