Segundo parlamentar, objetivo é buscar maior rendimento dos estudantes
Na última quinta-feira, 10 de agosto, a vereadora Constância Félix (PDT) protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei N° 122/2023, que veda o uso de celulares dentro das salas de aula das escolas municipais. Ele será encaminhado para apreciação das comissões permanentes da Casa.
De acordo com a parlamentar, o PL tem o objetivo de buscar maior rendimento dos alunos da rede municipal. A exceção se dá apenas quando houver autorização expressa do professor responsável, para fins pedagógicos, tais como pesquisas, leituras, acesso a materiais digitais e outro conteúdo ou serviço.
De acordo com a parlamentar, a Unesco alerta para os impactos dos celulares na aprendizagem e na concentração dos estudantes, conforme aponta um relatório divulgado pela organização na última semana. Além disso, ressaltou Constância, um em cada quatro países proíbe ou tem políticas públicas sobre uso de celular em sala de aula.
“A atenção do aluno em sala de aula é fundamental. Segundo alguns professores, é mais importante do que o estudo realizado em casa. Qualquer coisa que venha a tirar a atenção do aluno é prejudicial. Por outro lado, o celular é um mecanismo eficaz na área da pesquisa, por isso devemos proibir ou restringir o seu uso em ambiente escolar, deixando a cargo do professor. Se a própria Unesco está nos fazendo esse alerta, não podemos fechar os olhos”, citou a vereadora.
O relatório da Unesco aponta ainda que há uma variedade de opiniões sobre o quanto as tecnologias digitais podem melhorar a qualidade da educação. Conforme o órgão, alguns argumentam que, em princípio, a tecnologia digital cria ambientes de aprendizagem envolventes, anima as experiências dos estudantes, simula situações, facilita a colaboração e amplia conexões. “Mas a tecnologia digital tende a favorecer uma abordagem individualizada à educação, reduzindo as oportunidades dos estudantes de socializar e aprender ao observar uns aos outros em cenários da vida real. Ademais, ao mesmo tempo em que a tecnologia leva à superação de alguns problemas, ela traz os seus próprios", destacou.
A parlamentar reforçou que alguns países como México, Finlândia, Holanda, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Canadá e França já baniram ou têm políticas sobre o uso de celular na escola. No Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro proibiu o uso de aparelhos tecnológicos em salas de aula nas escolas municipais; diversas outras cidades têm projetos de lei que dispõe do mesmo tema.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Constância Félix (PDT)
Foto do Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.