Prefeitura e concessionária informaram que toda a frota terá placas substituídas
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara ouviu o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, e representantes da concessionária Sancetur - Sou Limeira sobre a denúncia de que ônibus do transporte público municipal de Limeira estavam circulando pela cidade com a identificação das placas apagadas ou desbotadas, em desacordo com as especificações exigidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 10 de agosto.
O diálogo foi conduzido pelos integrantes do colegiado: vereadores João Antunes Bano (Podemos), presidente; Francisco Maurino dos Santos, o Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária. O vereador Marco Xavier (Cidadania) e o diretor de Mobilidade Urbana, Felipe Antonio Dollevedo também participaram.
Representando a concessionária, Marcelo Aparecido Santana informou que dos 100 veículos da frota, 32 apresentaram problemas de legibilidade das placas e outros 15 estão com a sinalização desbotada. Explicou que a situação foi motivada, possivelmente, por problema no lote de fabricação das placas, uma vez que Limeira foi uma das primeiras cidades a receber as placas do tipo Mercosul em 2020. Também representante da empresa, Antonio Teodoro de Souza destacou que a placa é estampada com uma película plástica e somente a parte tingida em vermelho apresentou dano, enquanto a área refletiva e o QR code não foram atingidos.
O secretário Rodrigo Oliveira esclareceu aos vereadores que a Prefeitura tomou ciência do caso por meio de denúncia no canal 156 sobre um veículo que estava circulando com a placa apagada. No dia 17 de julho, informou, o Executivo notificou a Sou Limeira e solicitou providências. No dia 26 de julho, a pasta realizou uma fiscalização e identificou outros ônibus com a irregularidade na placa.
Diante do problema, a concessionária comunicou que toda a frota de ônibus iniciaria o procedimento de substituição das placas, de forma corretiva e preventiva. Para isso, os veículos precisam passar por vistoria e receber autorização do Detran para realização da troca. A Sou Limeira confirmou que, até esta quinta, 10 de agosto, 74 vistorias técnicas foram concluídas pelo órgão de trânsito. Há ainda outros 20 ônibus novos recebidos no município que já estão com novas placas.
O secretário disponibilizou cópias à Comissão de relatórios de todo o processo de fiscalização e comunicação oficial com a concessionária sobre o caso.
Jardim Ernesto Kuhl
Na reunião desta semana, o colegiado recebeu moradores do bairro Jardim Ernesto Kuhl que reclamam de alteração no itinerário da linha 103 Odécio Degan/Parque Hipólito da Sou Limeira. Eles relataram aos vereadores que, desde dezembro de 2022, o ônibus deixou de passar por pontos nas ruas Maria Rita da Cruz, 15, 16 e 18.
“As pessoas dependem do transporte. Temos idosos, mães com crianças pequenas que precisam levar o filho ao médico, pessoas com problema de deficiência visual. A gente queria que voltasse o transporte na parte de baixo do Ernesto Kuhl, nessas ruas, para essas pessoas não precisarem subir a rua, andar tanto para pegar o transporte”, reivindicou uma das moradoras, Edna Conceição Oliveira. O grupo entregou um abaixo-assinado com mais de 80 moradores signatários.
O vereador Ceará endossou o pedido dos munícipes e defendeu o bom entendimento do secretário e da empresa de ônibus para que os moradores não sejam prejudicados. Lu Bogo também pediu sensibilidade, especialmente, por conta da extensão do trajeto que os moradores precisam se deslocar para chegar até a parada de ônibus.
Em resposta, Rodrigo Oliveira explicou que a mudança foi realizada devido à necessidade de prolongamento da linha no bairro Lagoa Nova, além da mudança do ponto final para melhor atendimento dos motoristas, nas paradas para uso de banheiro e refeição. Ratificou que ônibus é um direito de todos, respondeu que a administração municipal vai atuar na identificação junto com os moradores do ponto ideal que possa atender melhor a região e solicitou à empresa que faça o ajuste, após essa análise.
Agenda
A Comissão deliberou visitar o Ernesto Kuhl, na área onde há demanda por melhoria do transporte público, para conversar com a comunidade local. Os vereadores irão ao bairro na quinta-feira, 17 de agosto, às 15h. Também foram convidados a participar o secretário Rodrigo Oliveira, bem como os representantes da Sou Limeira.