De autoria da vereadora Lu Bogo, projeto tem como objetivo a conscientização da população para a prevenção
Na primeira sessão ordinária após a volta do recesso, a Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº 4/2023, da vereadora Lu Bogo (PL), que institui no Calendário Oficial do Município de Limeira anualmente, no mês de maio, a campanha para conscientizar as pessoas a respeito do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), uma doença inflamatória autoimune causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. O texto legislativo foi aprovado por meio do Substitutivo Nº 1, nesta segunda-feira, 7 de agosto.
De acordo com a parlamentar, o projeto será de “grande valia pois permitirá que a Prefeitura crie parcerias públicas e privadas a fim de conscientizar os munícipes sobre a importância do diagnóstico desta doença que é mais comum em mulheres em idade fértil”.
A vereadora Lu Bogo destacou que, para o diagnóstico do LES, é fundamental a realização de anamnese e exame físico completos, além de exames laboratoriais que podem auxiliar na detecção de alterações clínicas da doença. “O mais importante é informar a população que o Lúpus tem tratamento e para melhor eficácia é preciso acompanhamento médico”, orientou.
O projeto de lei segue para ser sancionado ou vetado pelo prefeito Mario Botion (PSD). Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.