Legislativo limeirense destacou atitude do jogador frente a insultos racistas sofridos em jogo de futebol
Na última sessão ordinária, na segunda-feira, 17 de julho, o presidente, vereador Everton Ferreira (PSD), deu conhecimento aos vereadores sobre o recebimento de ofícios encaminhados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Embaixada da Espanha, em razão da Moção de Apoio Nº 68/2023 a Vini Júnior pelo enfrentamento aos insultos e manifestações racistas sofridas por ele. O documento legislativo foi protocolado pelo vereador Jorge de Freitas (PSD) e aprovado por todos os parlamentares da Câmara de Limeira no dia 19 de junho.
A Moção de Apoio destacou a atitude do jogador durante a partida na qual sofreu ofensas por parte da torcida adversária, na Espanha, em que Vini Junior pediu providências ao árbitro para que cessassem os xingamentos, culminando com a paralisação da partida por cerca de oito minutos. O ato teve repercussão mundial, inclusive com a realização de uma coletiva de imprensa dada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Japão.
O texto legislativo aprovado na Câmara Municipal de Limeira foi encaminhado ao presidente da República e aos ministros das Relações Exteriores, da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, à embaixadora da Espanha no Brasil e ao cônsul-Geral da Espanha em São Paulo.
Em resposta, a CBF manifestou agradecimento ao Legislativo limeirense pela Moção de Apoio e afirmou, por ofício, repúdio a episódios como o sofrido por Vini Júnior. De acordo com a instituição, a CBF lidera a campanha mundial “Com racismo não tem jogo”, que defende a paralisação imediata das partidas quando houver ataque direto à dignidade das pessoas. “Temos buscado, desde o primeiro momento desta lamentável série de violências, a interlocução do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como do Itamaraty, para que os órgãos e autoridades públicas competentes na Espanha sejam cobrados e impelidos a atuar na identificação e punição exemplar dos responsáveis”, destacou o presidente, Ednaldo Rodrigues Gomes.
A Embaixada da Espanha recebeu uma cópia da Moção de Apoio a Vini Júnior. Também em resposta, encaminhou ofício à Câmara ressaltando que o texto legislativo é um ato importante para marcar reprovação a qualquer categoria de racismo. De acordo com eles, o que aconteceu com o jogador é inaceitável e não representa a maioria da sociedade espanhola e nem seu Governo.
“A Espanha é um país que tem trabalhado ativamente no desenvolvimento de políticas públicas igualitárias e democráticas, e continuará trabalhando para a garantia do bem-estar social de todos os seus habitantes. Dessa forma, rejeitamos todo ato racista que possa acontecer em nosso território”, concluiu a embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández-Palacios.
O presidente da Câmara de Limeira, Everton Ferreira destacou o posicionamento contrário da sociedade limeirense quanto a qualquer prática de racismo e agradeceu a resposta à Moção. “Sou muito grato pelo respeito que a Câmara Municipal de Limeira, tem com essas instituições”.