Osmar Rossi terá nome imortalizado em área verde do Vale das Esmeraldas
Dois projetos de homenagens foram aprovados durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de julho. Um concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira à Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto, o outro imortaliza o nome de Osmar Rossi na área verde da quadra B do loteamento Vale das Esmeraldas. As propostas são de autoria dos vereadores Airton dos Santos (PL), Ceará (Republicanos) e Everton Ferreira (PSD); e do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania).
Amigos do Jardim Aeroporto
O Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2023, dos vereadores Airton dos Santos (PL), Ceará (Republicanos) e Everton Ferreira (PSD), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” à Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto pelos 35 anos de existência.
“O objetivo deste diploma de gratidão é mostrar para a população, a contribuição que a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto deu para nossa cidade nestes últimos 35 anos. Com esta homenagem, estamos dando visibilidade a muito trabalho e dedicação”, justificaram os autores.
Segundo os proponentes, por meio da atuação da Associação, o bairro conquistou o asfalto no Jardim Aeroporto em 1992, tratamento de esgoto da lagoa do Jardim do Lago em 1991, troca da rede elétrica do Jardim Aeroporto e Posto de Saúde, escolas Emeief Maria Apparecida De Luca Moore em 1998 e E.E. Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral em 2002, duplicação da Avenida Lauro Correa em 2003, construção do Centro Infantil do Jardim do Lago, inaugurado em 1994 e preservação da nascente do Parque Ecológico do Jardim do Lago.
“A Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto está em constante desenvolvimento de projetos que envolvem toda a comunidade. Com participação atuante nos conselhos municipais, a Associação segue numa luta incansável por melhorias não só para a região onde está sediada, mas para toda a cidade de Limeira”, declararam os proponentes.
Osmar Rossi
Já o Projeto de Lei Nº 75/2023, do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), perpetua o nome de Osmar Rossi na área verde da quadra B do loteamento Vale das Esmeraldas.
Nascido em Limeira em 18 de agosto de 1929, Osmar Rossi começou a trabalhar aos 10 anos como entregador de carnes, durante a madrugada, para ajudar a família, segundo o autor da homenagem.
Na juventude cursou contabilidade, mudou-se para São Paulo, com a ajuda do tio, e atuou em uma loja de utilidades. Quando retornou a Limeira, fundou a Casa Rossi de Presentes, junto com os irmãos. Cursou Direito e posteriormente trabalhou no Banco do Brasil. Durante esse tempo, dedicou-se à construção da chácara Boa Esperança, onde hoje está localizado o Portal Vale das Esmeraldas.
Além disso, o homenageado também prestava serviços voluntários de advocacia após o expediente bancário. “Osmar foi um homem íntegro que deixou no seu legado à esposa e filhos o exemplo de dedicação e honestidade”, destacou Waguinho.