Tornar ambientes mais acessíveis e convidativos à população é objetivo da obra
Com o objetivo de ouvir sugestões e demandas dos servidores da Câmara Municipal de Limeira com relação à reforma do prédio do Legislativo, a Comissão de Obras e Reforma realizou reuniões ao longo desta sexta-feira, 7 de julho, com os diversos núcleos, departamentos e gabinetes para apresentar a proposta do pré-projeto.
A apresentação foi conduzida pelo consultor técnico da Câmara, Fernando Mazzeo Grande, e contou com a participação e apoio dos servidores, Roberta Trovo Rafaldini, Júnior Costa, José Claudio Jacon Júnior e Thaís Simões, membros do colegiado; bem como do secretário Legislativo, João Bosco, e do presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD).
Etapas da obra
A metodologia que será utilizada para a construção e reforma das instalações da Câmara foi a primeira a ser apresentada. Segundo Fernando, para não interromper ou prejudicar os trabalhos diários realizados no Legislativo, todo o processo será feito em etapas. Primeiro, explicou, será construído o novo prédio que abrigará toda a infraestrutura relacionada ao atendimento e recepção de público, como o Plenário, sala de reuniões e gabinetes parlamentares.
Após a conclusão da primeira etapa, todos os servidores dos departamentos ligados ao público serão realocados no novo prédio. Com a mudança, a área que atualmente abriga os gabinetes parlamentares ficará livre para ser reformada, essa é a segunda etapa da obra.
Quando a segunda etapa for concluída, os servidores dos setores administrativos da Câmara mudarão para a nova estrutura, o que permitirá que tenha início a última etapa da obra, a reforma da área onde hoje está localizado o Plenário e os departamentos administrativos.
Visão geral do projeto
Fernando também demonstrou a cada departamento como serão as novas instalações que os servidores ocuparão após a conclusão das reformas. Durante a apresentação aos assessores dos vereadores, ele explicou que os gabinetes ficarão localizados no novo prédio, que possuirá três pavimentos. No piso térreo ficará o Plenário, a sala de reuniões e o Memorial do Legislativo “Vereadora Elza Sophia Tank Moya”, e o terceiro piso será todo dedicado aos gabinetes.
Ele também apontou que haverá uma única recepção para toda a estrutura, que será divida entre setor político e setor administrativo. Na recepção os visitantes, após identificados, serão devidamente direcionados.
Necessidade de reforma
O atual prédio do Legislativo foi adquirido em 2001, da empresa Elektro. Por não ter sido construído para abrigar uma Câmara Municipal, precisou de adequações, no entanto, ele já não atende as necessidades dos servidores e do próprio público.
Conforme Fernando relatou em reunião expositiva no dia 7 de março, os problemas estruturais do atual prédio da Câmara vão desde a inadequação de alguns ambientes para comportar o número de servidores ou o tipo de trabalho executado e a falta de ventilação natural, até infiltrações no teto de algumas salas, pavimentos externos com desníveis causados pela deterioração, corrosão das esquadrias da sala de reuniões, degradação da manta asfáltica que cobre parte do telhado, gerando infiltração e empoçamento de água e trincas no piso de granilite.
Além das adequações de espaços para as necessidades atuais do Legislativo, a reforma também visa trazer mais segurança, limitando o acesso do público a áreas onde ficam localizados equipamentos importantes para o funcionamento da Câmara, como os servidores de informática e aparelhos de som e imagem para transmissão das sessões camarárias, deixando os ambientes restritos só aos funcionários autorizados.
Outro apontamento feito pelo presidente da Casa, Everton Ferreira, quanto às benfeitorias que a reforma completa dos ambientes trará estão relacionados a melhorar o atendimento oferecido ao público. Segundo o parlamentar, o projeto proporcionará ambientes mais acessíveis e será pautado na sustentabilidade. “Nossa intenção é priorizar o atendimento ao cidadão, melhorar o acolhimento e deixar o espaço mais acessível e convidativo”, destacou.
Próxima etapa
A proposta foi enviada pela empresa TCT Engenharia Ltda, contratada por meio de licitação para confeccionar o projeto, na quarta-feira, 5 de julho. Após coletar as sugestões, a Comissão encaminhará as demandas novamente para empresa proceder com as adequações.