• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde ouve demanda sobre reativação do Iamspe em Limeira

Comissão de Saúde ouve demanda sobre reativação do Iamspe em Limeira

Ex-servidora aponta que falta de convênio na cidade sobrecarrega o SUS

Data de publicação: 06/07/2023 13:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Saúde ouve demanda sobre reativação do Iamspe em Limeira
Comissão de Saúde ouve demanda sobre reativação do Iamspe em Limeira

Em reunião nesta quinta-feira, 6 de julho, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara recebeu Aparecida Amália Rosada, servidora aposentada do Estado de São Paulo, que pediu apoio dos vereadores para que a Santa Casa de Limeira ou outro hospital da cidade aceite o convênio com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Segundo a ex-servidora, como na cidade não há clínicas ou hospitais que aceitem o plano de saúde, todos os servidores estaduais que residem em Limeira precisam buscar atendimento nas vizinhas Piracicaba ou Campinas, e quem não pode acaba sendo atendido em Limeira pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso sobrecarrega o SUS financeiramente, enquanto o Iamspe não está fazendo a parte dele, apesar de descontar a contribuição em nossa folha de pagamento”, observou.

Os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente da Comissão, e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária, explicaram à munícipe que o Iamspe pratica um teto financeiro de pagamento aos hospitais conveniados e quando o paciente tem necessidades maiores com relação a exames ou procedimentos que ultrapassem esse teto, a diferença não é repassada ao hospital, que fica com o prejuízo. “Essa vulnerabilidade financeira faz com que os hospitais não tenham interesse em atender o plano de saúde do Estado”, explicou Dr. Júlio. 

O pedido de Aparecida é que a Comissão interceda junto à Santa Casa, ou busque apoio com deputados federais ou estaduais para que o Instituto considere alternativas financeiras a fim de que os hospitais da cidade aceitem o convênio. Para auxiliar na demanda da munícipe, os parlamentares agendaram uma visita à Santa Casa, para falar com provedor no dia 3 de agosto.

Reunião

Os vereadores também analisaram um projeto que estava na pauta, que recebeu parecer favorável, e agendaram uma reunião com o secretário de Esportes, Luiz Augusto Zanon, para o dia 10 de agosto, às 10h30. Todas as deliberações do colegiado são registradas em ata.

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. 

Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30.