Ex-servidora aponta que falta de convênio na cidade sobrecarrega o SUS
Em reunião nesta quinta-feira, 6 de julho, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara recebeu Aparecida Amália Rosada, servidora aposentada do Estado de São Paulo, que pediu apoio dos vereadores para que a Santa Casa de Limeira ou outro hospital da cidade aceite o convênio com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).
Segundo a ex-servidora, como na cidade não há clínicas ou hospitais que aceitem o plano de saúde, todos os servidores estaduais que residem em Limeira precisam buscar atendimento nas vizinhas Piracicaba ou Campinas, e quem não pode acaba sendo atendido em Limeira pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso sobrecarrega o SUS financeiramente, enquanto o Iamspe não está fazendo a parte dele, apesar de descontar a contribuição em nossa folha de pagamento”, observou.
Os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente da Comissão, e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária, explicaram à munícipe que o Iamspe pratica um teto financeiro de pagamento aos hospitais conveniados e quando o paciente tem necessidades maiores com relação a exames ou procedimentos que ultrapassem esse teto, a diferença não é repassada ao hospital, que fica com o prejuízo. “Essa vulnerabilidade financeira faz com que os hospitais não tenham interesse em atender o plano de saúde do Estado”, explicou Dr. Júlio.
O pedido de Aparecida é que a Comissão interceda junto à Santa Casa, ou busque apoio com deputados federais ou estaduais para que o Instituto considere alternativas financeiras a fim de que os hospitais da cidade aceitem o convênio. Para auxiliar na demanda da munícipe, os parlamentares agendaram uma visita à Santa Casa, para falar com provedor no dia 3 de agosto.
Reunião
Os vereadores também analisaram um projeto que estava na pauta, que recebeu parecer favorável, e agendaram uma reunião com o secretário de Esportes, Luiz Augusto Zanon, para o dia 10 de agosto, às 10h30. Todas as deliberações do colegiado são registradas em ata.
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30.