• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova entrega de diploma e medalha a Waldomiro Jorge Ivers

Câmara aprova entrega de diploma e medalha a Waldomiro Jorge Ivers

Também foi aprovada entrega de Título de Cidadão Limeirense a Ubirajara Humaitá Ferreira  

Data de publicação: 04/07/2023 09:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova entrega de diploma e medalha a Waldomiro Jorge Ivers
Câmara aprova entrega de diploma e medalha a Waldomiro Jorge Ivers

Dois projetos de homenagens foram aprovados na Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira, 3 de julho. O Projeto de Decreto Legislativo Nº 2/2023, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” a Waldomiro Jorge Ivers, e o Projeto de Decreto Legislativo Nº 34/2022, do vereador Betinho Neves (PV), concede o Título de Cidadão Limeirense a Ubirajara Humaitá Ferreira. 

Waldomiro Jorge Ivers

Limeirense, Waldomiro Ivers nasceu em 1934, no bairro do Pinhal, e é casado com a professora Fosca Odette Rodrigues Ivers, com quem teve três filhos. O autor da proposta mencionou que a história do homenageado com o município está intimamente relacionada ao meio ambiente e sua preservação para a atual e futuras gerações.  Citricultor e ambientalista, foi o primeiro presidente do Centro Rural do Pinhal, atuando por dois mandatos. Também presidiu por duas vezes a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Limeira e foi membro atuante da ONG Preservação desde 1991.  

O vereador Dr. Júlio comentou sobre o alcance do projeto desenvolvido por Waldomiro. "Iniciou seu trabalho voluntário coletando sementes de árvores nativas e formando mudas sem fins lucrativos, que resultou, no dia 22/06/1991, no começo de um exemplar trabalho de recuperação de matas ciliares na Bacia do Ribeirão do Pinhal, propriedade da família na Chácara Laranja Azeda, envolvendo representantes dos bairros vizinhos", relatou.

A segunda etapa desse trabalho ocorreu no mesmo ano, também na Chácara Laranja Azeda, envolvendo de forma mais ampla vários moradores dos bairros vizinhos, alunos e professores da Escola Estadual Professor Dorivaldo Damm, representantes da ONG Preservação, do Centro Rural, da Casa da Agricultura, da Cetesb, do Conselho Agrícola e da Polícia Florestal. Na ocasião foram plantadas cerca de 1.000 mudas de 60 espécies. O projeto de recuperação da mata ciliar chegou a sua terceira etapa em 1992; foram plantadas 3.500 mudas de 25 espécies.   

A atuação do citricultor ganhou destaque na mídia local e regional e ele reconhecido com a entrega do Troféu Fumagalli do setor de meio ambiente em 1995 e em 2018. Nos anos seguintes, Waldomiro recebeu outros reconhecimentos. No ano 2000, foi certificado com Honra ao Mérito da Polícia Militar pelo fornecimento e plantio de mudas na área do antigo Comando de Policiamento de Área das Regiões Limeira, Rio Claro, Piracicaba e São João da Boa Vista (CPA/I-12), hoje pertencente ao 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior (36° BPM/I). Em 2001, o Senac concedeu o troféu “Apaixonados pela Cidadania”, oferecido pela Contin Marketing e Design e pela Presscom.

A lista completa de honrarias recebidas por Waldomiro pelas práticas sustentáveis está disponível na justificativa ao texto legislativo, neste link.

Ubirajara Humaitá Ferreira 

Nasceu em 1974, na cidade de São Paulo. Em Limeira, é proprietário da empresa ECARTA, e atua no ramo de despachantes, autoescolas, assessoria e consultoria geral na área de trânsito. Acumula experiência como diretor de ensino, diretor geral, professor de legislação de trânsito, examinador, perito em acidente, especialista em direito, despachante documentalista do Detran do Estado de São Paulo.  

Segundo Betinho Neves, o homenageado possui clientes por todo o Brasil. “É gerenciador de frotas de transportadoras, possui mais de 10 mil habilitações regularizadas nos últimos anos, devolvendo o direito de dirigir para o motorista profissional e defendendo o interesse do cidadão quando o seguro do veículo nega o pagamento por algum motivo”, descreveu o vereador na justificativa ao projeto. 

O parlamentar destacou ainda que Ubirajara Ferreira atua ativamente no apoio a entidades filantrópicas. “Dentre elas, está o Centro Social Alessandra Neves, o qual o homenageado é um dos principais mantenedores”, enfatizou.