• Inicio
  • Notícias
  • Sessão ordinária: Quatro projetos são aprovados na Câmara

Sessão ordinária: Quatro projetos são aprovados na Câmara

FCA-Unicamp, festa beneficente dos Bombeiros e Comicin foram temas da Tribuna Livre

Data de publicação: 03/07/2023 22:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Sessão ordinária: Quatro projetos são aprovados na Câmara
Sessão ordinária: Quatro projetos são aprovados na Câmara

A votação da pauta da Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal de Limeira desta segunda-feira, 3 de julho, teve como resultado quatro projetos aprovados pelos vereadores. Durante o Expediente, momento destinado à leitura dos documentos protocolados no Legislativo, foram lidos requerimentos e votadas moções. E na Tribuna Livre, parte destinada ao uso da palavra pelos munícipes sobre assuntos de interesse da cidade, foram tratados os seguintes temas: Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA-Unicamp); “Churrascada do Bem”, festa beneficente do Corpo de Bombeiros; e o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin).

FCA-Unicamp

Leonardo Lorenzo, diretor da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, falou sobre a FCA em relação à estrutura de professores da instituição, descreveu a quantidade de alunos, sendo 1.600 na graduação e 181 de pós-graduação, e citou os cursos oferecidos, ao todo seis. Ele destacou que a faculdade é pública e gratuita. “Um dos principais objetivos de nossa vinda à Câmara hoje é aumentar a sensação de pertencimento da cidade com respeito à Unicamp”.  

Leonardo citou as ajudas de custo oferecidas a alguns alunos para se manterem na universidade, por meio de bolsas, de ajuda na moradia, bolsa transporte e auxílio alimentação. Ele também mencionou que o curso de Engenharia de Telecomunicações foi considerado o melhor curso do país, assim como o de Análise de Sistemas. “É triste pensar que tendo essa qualidade na cidade de Limeira, ela não seja suficientemente aproveitada pelos  jovens de nossa comunidade”, afirmou, pedindo apoio aos vereadores para divulgar  os cursos.

Também falou sobre as vantagens na mudança do Campus 1 para o 2. “Teremos uma Prefeitura Universitária, com todos os serviços, como de saúde, atendimento psicológico e outros serviços de apoio aos alunos, funcionários e à comunidade”, explicou.

Por fim, pontuou que a Unicamp está aplicando um novo conceito de curricularização da extensão, que significa que os alunos terão que dedicar 10% de sua carga didática realizando projetos nas comunidades. “O objetivo é que nossos formandos saiam conhecendo a realidade da cidade e é uma forma da universidade pública devolver para a sociedade que nos financia, que esses alunos altamente qualificados devolvam seus conhecimentos e os apliquem em projetos nas comunidades”.

Bombeiros

O capitão Bruno Gobbo discorreu usou a Tribuna Livre para falar em nome de algumas instituições que serão beneficiadas por um evento organizado pelo Corpo de Bombeiros no dia 29 de agosto, em Indaiatuba, a “Churrascada do Bem”, que tem como slogan “Ouse ajudar”. Segundo ele, a ação contará com a presença de diversas autoridades e empresários da região, será realizada nas 225 cidades que representam o Comando Regional 1 e parte da renda será destinada a Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda). “Em nome das entidades beneficiárias, venho pedir a participação de vocês”, convidou.

Comicin

Encerrando as tribunas da noite, Evelyn Teodoro Dias do Amaral discorreu sobre o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin). Ela iniciou sua fala lembrando que 3 de julho é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Lembrou os presentes que o país conviveu por mais de 350 anos com a escravidão e foi o último a aboli-la  no mundo, por isso exige da socieade um estado constante de vigilância. “É isso que nos impulsiona a nos organizarmos nos movimentos negros e a lutar todos os dias pela garantia dos Direitos Humanos de pessoas negras. No país que ainda mata um jovem negro a cada 23 minutos, se faz necessário estabelecer políticas públicas que mudem este quadro e permitam uma real inserção destes jovens na sociedade para que este cenário não prevalesça”, defendeu.

Evelyn citou os avanços nos direitos da população negra nas últimas décadas, principalmente em relação às políticas afirmativas nas universidades. “Se temos tantos pesquisadores e profissionais negros atuando em diversas áreas é porque essa política pública assim possibilitou”, ponderou, ressaltando que houve retrocessos nos últimos seis anos, como o aumento do desemprego e da fome que, segundo ela, atinge mais a população negra, já bastante vulnerabilizada. Ela advertiu que também houve aumento do discurso de ódio contra negros e grupos historicamente subrepresentados nos últimos anos. 

Para encerrar sua fala, a representante disse que os membros estão felizes e honrados em ocupar o Comicin e poder contribuir para formular, implementar e fiscalizar as políticas públicas em Limeira e disse que cobrarão a Câmara para que possibilite que ações em prol dos cidadãos negros aconteçam, aprovando e viabilizando políticas públicas que promovem a qualidade de vida e o bem-viver dessa população. “Estaremos atentos e faremos a cobrança quando necessário”, concluiu.

Veja como foi a votação da Ordem do Dia:

Aprovado - Projeto de Lei Nº 60/2023, de autoria da Prefeitura, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. (1º turno de votação) 

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 34/2022, do vereador Betinho Neves (PV), concede o Título de Cidadão Limeirense a Ubirajara Humaitá Ferreira.

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 2/2023, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” a Waldomiro Jorge Ivers.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 49/2023, da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Festa do Morango de Limeira.