• Inicio
  • Notícias
  • Abertas inscrições para participar da Câmara de Vereadores Juniores

Abertas inscrições para participar da Câmara de Vereadores Juniores

Escolas públicas e particulares devem indicar representantes até 14 de julho

Data de publicação: 30/06/2023 17:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Abertas inscrições para participar da Câmara de Vereadores Juniores
Abertas inscrições para participar da Câmara de Vereadores Juniores

Estão abertas as inscrições para que alunos das escolas do ensino fundamental participem do projeto Câmara de Vereadores Juniores, da Câmara Municipal de Limeira. A indicação de dois alunos, um titular e outro suplente, deve ser feita pelas escolas até o dia 14 de julho.

Podem participar alunos de 12 a 16 anos, matriculados nas escolas públicas ou particulares de Limeira. Para inscrever os representantes, a escola deve encaminhar para o e-mail  escolalegislativa@.limeira.sp.leg.br a ficha de inscrição e o Termo de Participação e Autorização de Uso de Imagem e Voz, que podem ser baixadas por este link, ou solicitadas por Whatsapp 19 98130 2736. Deve ser utilizado um formulário para cada aluno, contendo suas informações pessoais e indicando quem será o titular e quem será o suplente.

Caso o número de inscritos supere o número de 21 vagas, será realizado sorteio entre os participantes. A organização do projeto Câmara de Vereadores Juniores é feita pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão responsável, formada pelos vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Anderson Pereira (PSDB), Elias Barbosa (Podemos), Hélder do Táxi (MDB) e Terezinha da Santa Casa (PL), membros.

Vereadores Juniores

A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem". 

Farão parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo. 

As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.

De acordo com a Escola Legislativa, a Câmara de Vereadores Juniores proporciona a vivência do processo democrático aos jovens do município e é fundamental para que entendam o papel do Legislativo na sociedade e como isso afeta diretamente as suas vidas enquanto cidadãos.