• Inicio
  • Notícias
  • Desenvolvimento do turismo em Limeira é tema de reunião na Câmara

Desenvolvimento do turismo em Limeira é tema de reunião na Câmara

Comissão de Saúde recebeu o secretário José França Almirall

Data de publicação: 29/06/2023 16:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Desenvolvimento do turismo em Limeira é tema de reunião na Câmara
Desenvolvimento do turismo em Limeira é tema de reunião na Câmara

Nesta quinta-feira, 29 de junho, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara recebeu o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall, e a gestora do setor de Turismo, Luciene Sizino, durante a reunião do colegiado. O objetivo foi obter um panorama da atuação e gestão da Secretaria sobre o turismo na cidade. 

Participaram da reunião os membros da Comissão, Dr. Júlio César Pereira (União Brasil), presidente; e Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente. Os vereadores Elias Barbosa (Podemos) e Lu Bogo (PL) também acompanharam os trabalhos.

Ao introduzir o tema, o secretário destacou o conceito de turismo, que definiu como sendo todo recurso que se gasta fora da cidade natal. Ele informou que a pasta desenvolveu um planejamento estratégico voltado para explorar o potencial de Limeira, como um polo de joalheria, e realizou um gerenciamento da atividade turística dentro do município, bem como um Plano Diretor de Turismo e um plano de ações voltadas ao turismo. “Todas essas ações levaram com que Limeira, a partir de 2018, fosse reconhecida pelo estado de São Paulo como Município de Interesse Turístico”, informou.

Almirall explicou que com o reconhecimento, a cidade passou a receber recursos do Estado para investimentos na área. O que permitiu fazer intervenções no Parque Cidade e no Horto Florestal. “Foram as duas estruturas que entendemos que atraiam mais visitantes à nossa cidade e também promoveriam mais qualidade de serviços para nossa população”, argumentou.

Os recursos, segundo o secretário, também foram destinados à sinalização na via Martin Lutero e na Via Santo Antônio, com a qual foi feita a identificação de pontos de interesse turístico no bairro dos Pires. “Hoje o bairro tem potencial para se converter numa estrutura com a feição de turismo como conhecemos, de receber visitantes”, pontuou. Almirall ressaltou que a identidade da comunidade de imigrantes alemães e os locais históricos podem despertar o interesse turístico, por isso será feito um trabalho mais efetivo na região. “Temos expectativa que o bairro se torne o local mais conhecido de Limeira dentro de alguns anos”, afirmou.

Fazendas históricas

O secretário foi questionado sobre o interesse turístico das fazendas históricas da cidade e a possibilidade de visitação a estes locais. Almirall explicou que ao longo do tempo, as fazendas desenvolveram alternativas econômicas para sua estabilidade financeira. Como exemplo citou a Fazenda Quilombo, que se tornou um espaço para eventos. Sobre as visitações, ele disse acreditar que em algum momento serão retomadas e que a regionalização do turismo possibilitará construir roteiros híbridos, compartilhando roteiros turísticos com as cidades próximas. “Dentro desse desenho teremos força para voltar as visitações às fazendas”, declarou. 

Cenário nacional

Durante a reunião, Almirall relatou aos vereadores sobre a posição de Limeira no cenário turístico nacional. O secretário explicou que o governo brasileiro fez um mapa do turismo no país. Esse mapa classifica as cidades em cinco categorias (A,B,C,D e E). “Dentro da categoria A estão as capitais ou cidades que tenham fluxo natural de turismo, como praias, por exemplo. Limeira está na categoria B, estamos entre as 200 cidades mais bem estruturadas no país. Temos uma rede hoteleira mais volumosa do que Brotas e temos mais ocupação nos hotéis do que Brotas. Isso é importante para a economia da nossa cidade”. 

Eventos

Sobre os eventos realizados na cidade, Almirall explicou que a Secretaria é responsável pela emissão de alvarás para o funcionamento e também pela cessão de espaços públicos da cidade, como o Parque Cidade e o Horto. 

Com relação à cessão dos espaços públicos, o secretário destacou que a Secretaria procura autorizar eventos que sejam, em sua maioria, destinados a entidades assistenciais. 

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. 

Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30.