Vereadores também realizaram diligência na praça da Avenida Maria Buzolin
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara realizou duas diligências nesta quinta-feira, 29 de junho. Os vereadores João Antunes Bano (Podemos), presidente; Francisco Maurino dos Santos, Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária estiveram no Parque Ecológico do Jardim do Lago e na Praça João Soares Pompeo, localizada na Avenida Maria Buzolin, para conferir o andamento das obras.
No Parque Ecológico, a Prefeitura realiza obras de revitalização com o investimento na ordem de R$ 1,031 milhão, com recursos do Finisa aprovados pela Câmara Municipal de Limeira. O projeto contempla uma pista de caminhada, recomposição e construção de calçadas no entorno do parque; instalação de gradil; reforma de alambrado do campo de futebol; paisagismo; implantação de poço de visita e nova tubulação para ampliar o sistema de drenagem. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dois meses, caso não ocorram intercorrências.
No local, o colegiado foi recebido pelo presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto, Mariano Freire, e munícipes que residem nas proximidades do Parque Ecológico. Também participaram o vereador Airton dos Santos (PL), o diretor de Política Ambiental, Rogério Mesquita, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgão responsável pela zeladoria; e André Luis Afonso Ferraz, supervisor de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Os moradores relataram sobre a necessidade de melhoria da iluminação, bem como questionaram sobre a possibilidade de construção de uma nova estrutura de travessia existente no lago. Hoje a ponte que há no parque é de madeira e o projeto em execução não prevê reforma da travessia. Outro apontamento é em relação à insegurança na região, onde há registros de furtos e vandalismo.
Os vereadores informaram que todas as observações serão pauta de requerimentos encaminhados à Prefeitura.
Praça
Na Praça João Soares Pompeo, a Comissão também conferiu o andamento das obras, que estão em fase final. No local, o projeto contemplou remodelamento do contorno, troca de piso, reforma de canteiros e novos bancos, brinquedos, infraestrutura e paisagismo.
A vereadora Lu Bogo (PL) observou que os canteiros construídos com paralelepípedos pontiagudos podem oferecer risco às crianças que brincam na praça, que podem tropeçar e se machucar. O colegiado identificou que os assentos instalados na praça também precisam ser arredondados para evitar acidentes. Os apontamentos serão enviados ao Poder Executivo.
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.