Sistema DPS2000 possibilitava o acesso ao ônibus de forma autônoma e segura
Com o objetivo de facilitar o acesso ao transporte público por parte dos deficientes visuais, a vereadora Constância Félix (PDT), questionou a Prefeitura, por meio do Requerimento Nº 355/2023, sobre a extinção do DPS2000, sistema que possibilitava aos deficientes visuais o acesso ao ônibus de forma autônoma e segura.
O sistema permitia a comunicação entre usuários com deficiência visual e os motoristas de ônibus, via sinal sonoro. “O usuário ficava com um aparelho que tocava quando o ônibus ‘correto’ se aproximava do ponto de embarque”, explica a vereadora. “Quando conversei com o munícipe que dependia desse serviço, pude perceber que aquele aparelho garantia sua independência para se locomover sozinho. Para nós, esse pode parecer um detalhe sem importância, mas para eles faz toda a diferença”, reforça.
Hoje, a Sancetur, empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade, disponibiliza o aplicativo SOU com operações de acessibilidade aos deficientes visuais, mas, para isso, o usuário precisa dispor de um aparelho celular. “Não são todos que possuem celular. O senhor Joaquim, que me procurou em meu gabinete, me disse que o celular dele e de conhecidos de seu grupo não são smartphones, e tem sido uma grande dificuldade”, ressalta.
Segundo o relato do grupo que procurou a parlamentar, o usuário deficiente visual depende totalmente que outras pessoas informem qual ônibus está vindo e sinalizem para que eles possam pegar o transporte. “Quando estão sozinhos no ponto de ônibus, acabam perdendo a linha que precisavam pegar, pois não tem ninguém para informar qual ônibus está passando e, sem sinalização, os motoristas não param”, relata.
Levando em consideração que parte da população com deficiência visual não consegue ter acesso a um smartphone, Constância questionou quais medidas estão sendo tomadas pela empresa e pela Prefeitura para incluir e facilitar o acesso dessas pessoas ao transporte público do município? “Enviar todos os estudos e medidas tomadas até a presente data”, cita.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Constância Félix (PDT)
Foto do Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.