Objetivo é fomentar a preservação e difusão da história e memória limeirense
A Câmara Municipal de Limeira recebeu, na tarde desta terça-feira, 20 de junho, alunos e professores da Escola Estadual Professora Leontina Silva Busch, que vão participar de uma ação do projeto Pertenser, realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire e pelo Núcleo de Arquivo da Casa. Ao longo dos próximos meses o grupo pesquisará sobre a história da patronesse da escola e o resultado será apresentado em uma exposição na Câmara no mês de outubro. Outras instituições de ensino também serão incluídas no projeto.
Na ação, os alunos conversaram com o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), autor da Resolução Nº 853/2023, que instituiu o projeto Pertenser, com o objetivo de promover ações educacionais que possibilitem o amplo acesso à história e memória construídas no processo de formação e estruturação do município de Limeira até os dias atuais.
O projeto visa fomentar a preservação e difusão da história e memória coletiva limeirense, de forma a valorizar os que nasceram, passaram, ou abraçaram a cidade, contribuindo para sua formação e estruturação, por meio de ações que levarão o conhecimento da história de Limeira a um espectro de longo alcance, para despertar a sensação de pertencimento, de orgulho de ser limeirense e proteger a memória local.
Ação
Na primeira etapa realizada nesta terça-feira, o grupo de pesquisa aprendeu de que forma e por que são escolhidos os nomes dos patronos de prédios públicos e receberam uma cópia da dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação “Prática de Ensino na Escola Normal Padre Anchieta na década de 1930: O Museu Didático nas proposições da professora Leontina Silva Busch”, de autoria de Débora Pereira dos Santos.
O material auxiliará os alunos a iniciarem a pesquisa sobre a patronesse da escola onde estudam, a professora Leontina Silva Busch, o resultado do trabalho dos alunos será apresentado em uma exposição na Câmara Municipal de Limeira, que terá início no mês de outubro.
Participaram da primeira reunião os alunos Nicoly Vitoria Severino, Gabriel Francisco Souza e Maria Eduarda Souza Januário; as professoras Ana Elisa Almeida Souza e Syntia Maria Mesquita; e o vice-diretor Antonio Augusto de Lima.
Também fazem parte do grupo de pesquisa os membros do Grêmio Estudantil da escola Natalia Rafaelli da Silva, coordenadora Geral; Antonio Augusto de Lima, coordenador de Organização Escolar; Ana Elisa Almeida de Souza, professora e madrinha do Grêmio; Gabriel Francisco Souza, vice-presidente; Nicolly Kawane Aguiar, primeira-coordenadora financeira; Henry K. Pereira do Nascimento, segundo-coordenador financeiro; Yasmin Fernanda M. de Almeida, primeira-coordenadora de eventos; Rhuan Pablo Silva Carvalho, segundo-coordenador de eventos; Mikaelly da Silva Virginio, primeira-coordenadora de Comunicação; Yasmin D. Paulino Gonçalves, segunda-coordenadora de Comunicação; Kaue Victor dos Santos, primeiro-coordenador desportivo; Bárbara C. Camargo da Cruz, segunda-coordenadora desportiva; Nicole Vitória Severino, primeira-coordenadora cultural; Samara C. Domingues, segunda-coordenadora cultural; Clara L. Marques P. da Silva, primeira-coordenadora de Relações Sociais e Acadêmicas; e Brenda Karolainy Pereira, segunda-coordenadora de Relações Sociais e Acadêmicas.