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Câmara aprova projeto que assegura transparência na cobrança do IPTU

Projeto é de autoria dos membros de CPI que investigou supostos atos de fraude

Data de publicação: 20/06/2023 11:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova projeto que assegura transparência na cobrança do IPTU
Câmara aprova projeto que assegura transparência na cobrança do IPTU

Foi aprovado, na sessão ordinária desta segunda-feira, 19 de junho, o Projeto de Lei Nº 168/2022, por meio do Substitutivo Nº 17, que assegura aos munícipes o direito à transparência na cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A proposta é de autoria dos vereadores Everton Ferreira (PSD), Elias Barbosa (PSC), Ceará (Republicanos), Isabelly Carvalho (PT) e Lu Bogo (PL), membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou supostos atos de fraude relativos à transferência irregular de propriedades públicas e privadas e de cancelamentos de dívidas do IPTU.

Dentre os objetivos do projeto estão disponibilizar informações ao cidadão a respeito da arrecadação referente ao tributo e à inadimplência existente; disponibilizar aos munícipes nas plataformas digitais da Prefeitura e em endereço eletrônico a ser informado na guia de recolhimento do IPTU as variáveis que compõem o valor do tributo, especificando os critérios utilizados para pautar a definição da base de cálculo utilizada; e garantir ao cidadão informações necessárias para que, entendendo-o conveniente, o munícipe possa contestar o lançamento do cálculo efetuado.

O projeto ainda determina quais são as informações que deverão constar na guia de recolhimento do IPTU, tais como informações da dívida existente para a referida inscrição imobiliária e as providências cabíveis para sua regularização; e instruções gerais sobre prazos e condições para abertura de processo de revisão, reclamação, contestação ou impugnação do tributo lançado.

Outra determinação do projeto é que as informações completas e pormenorizadas deverão ser disponibilizadas aos cidadãos por meio da internet, no sítio eletrônico a ser informado no documento referente à guia de arrecadação de IPTU.

CPI

A Comissão foi instalada com o Ato da Presidência Nº 12/2022 a partir do Requerimento Nº 390/2022, após a deflagração da Operação Parasitas - iniciada em 24 de junho de 2022 pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSP e pela Polícia Civil, para desarticular um grupo que praticava fraudes no cancelamento de IPTU e de transferência de titularidade de imóveis - a fim de contribuir com a investigação. 

Os trabalhos foram encerrados no dia 4 de novembro de 2022, com a apresentação do relatório final pelo colegiado. Desde a abertura das investigações, o colegiado recebeu mais de 23 mil páginas de documentos, ouviu mais de 58 testemunhas, realizou diligências à Secretaria Municipal de Fazenda, encaminhou ofícios e comunicados internos e lavrou 19 atas de reuniões ordinárias e uma de encerramento. Também foram recuperados pela Prefeitura cerca de R$ 1,7 milhão referentes aos débitos cancelados indevidamente.