Proposição é de iniciativa da vereadora Tatiane Lopes
Na sessão ordinária de segunda-feira, 12 de junho, foi aprovada a Moção de Aplausos de Nº 64/2023, de autoria da vereadora Tatiane Lopes (Podemos), que homenageia os guarda civis municipais Dos Santos e Carlos Silva, pela atuação em caso envolvendo o ataque de dois cães da raça pitbull a um cachorro sem raça definida, ocorrida no bairro Jardim Planalto, em 16 de maio de 2023. Eles integram o grupamento do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).
A proponente descreveu que os dois cães da raça pitbull atacaram um cão sem raça definida levando o animal a óbito e deixando um munícipe machucado; o grupamento foi acionado para conter o ataque. Tatiane Lopes destacou a atuação dos guardas na ocorrência. “Infelizmente, não foi possível salvar o cachorrinho que veio a óbito, mas a atuação dos GCMs foi exemplar para evitar que fossem feitas novas vítimas na ocasião. Ao utilizar, de forma inteligente e sensata, balas de borracha na tentativa de apartar a briga entre os animais, os servidores agiram com responsabilidade e compromisso em proteger a integridade física dos envolvidos, evitando que a morte de mais um animal [pitbull] acontecesse na situação”, argumentou a vereadora.
Para a parlamentar, a raça pitbull é estigmatizada. “Muitas vezes, resultante de desinformação e preconceito e que quando ataques assim acontecem, em sua maioria, as responsabilidades são dos tutores que não oferecem condições adequadas para cuidar de animais de raça”, alertou Tatiane Lopes.
A vereadora salientou que, apesar de todo o preconceito que existe com a raça, os servidores agiram com prudência, preservando a vida dos animais. “A atuação dos servidores da GCM merece ser enaltecida e que essa moção de aplausos busca expressar o mais profundo reconhecimento e gratidão aos servidores da GCM no caso”, defendeu a autora da moção.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.