Atividade faz parte da Semana de Integração e Incentivo aos Jovens na Política
Na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, a Câmara Municipal de Limeira recebeu 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Rafael Affonso Leite para uma visita guiada pelas dependências do Legislativo. A atividade faz parte das ações da Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política.
Na visita os alunos aprenderam sobre a história da Câmara, o papel dos três poderes, principalmente do Legislativo, o que é preciso para ser um vereador e o que ele faz, como são as sessões ordinárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada, bem como sobre os serviços de atendimento à população.
O roteiro de apresentação da Casa é dividido em três partes: teórica, simulação do processo de votação no Plenário e percurso pelas dependências da Câmara para apresentação dos espaços físicos. Durante esses encontros, a Câmara disponibiliza aos alunos um repertório de informações para que compreendam como funciona o Poder Legislativo e como são realizados os debates políticos, além da importância da política na vida dos cidadãos e das leis que regulam a vida em sociedade.
Além dos estudantes, também participaram da visita a professora Mayara Teixeira de Souza Rizardi e a monitora Simone Anjos, que tiveram a oportunidade de conhecer o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD).
Semana de Integração
A Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política foi instituída no Calendário Oficial do Município pela Lei Ordinária Nº 6502/2020, e no âmbito da Câmara Municipal de Limeira pela Resolução Nº 701/2017, ambas de autoria da ex-vereadora Carolina Pontes. O evento acontece anualmente na primeira semana de junho com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire. Neste ano, as visitas guiadas ao Legislativo foram intensificadas para aproximar os estudantes da Casa de leis.
Câmara-Escola
O programa Câmara-Escola foi regulamentado pela Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, com o objetivo de aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.
Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes também recebem noções sobre educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.
A visitação pode ser realizada por toda e qualquer instituição de ensino devidamente reconhecida pela Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Ministério da Educação, seja pública ou privada, bem como por integrantes de projetos sociais em idade escolar.