Proposta de autoria do vereador Everton Ferreira foi aprovada em sessão ordinária
Os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de junho, o Projeto de Preservação e Difusão da História e Memória do Povo Limeirense - "Projeto PertenSer". A finalidade é promover ações educacionais na Câmara Municipal de Limeira que possibilitem o amplo acesso à história e à memória construídas no processo de formação e estruturação da cidade. O Projeto de Resolução N° 34/2023 é de iniciativa do vereador Everton Ferreira (PSD).
Entre as ações estão previstos cursos de curta ou média duração, palestras, seminários, fóruns, visitas guiadas, produção de conteúdo audiovisual e exposições. O Projeto PertenSer será coordenado pela Escola Legislativa Paulo Freire em parceria com o Núcleo de Registro, Arquivo, Documentos e Biblioteca da Câmara.
O autor da proposição justifica no texto legislativo o uso do termo “pertenser”, grafado com “s” para denominar o projeto. “Por meio de ações que levarão o conhecimento da história de Limeira a um espectro de amplo alcance, será criada no coração de cada munícipe a sensação de pertencimento, o orgulho de ser limeirense, salvaguardando e protegendo a memória local e ressaltando que todo e cada ser humano precisa ‘pertencer’ a um lugar para ‘ser’ a melhor versão de si”, argumentou Everton Ferreira.
A matéria legislativa define prioridades para o desenvolvimento das atividades: proporcionar o conhecimento sobre a história de Limeira desde sua fundação e o contexto histórico nacional e mundial que levou a esse momento; difundir a história da criação e desenvolvimento do Legislativo limeirense, ressaltando sua importância para a formação e estruturação do município; divulgar o conhecimento sobre o patrimônio histórico e arquitetônico de Limeira, de forma a associar os registros presentes no Acervo Documental do Legislativo às ocasiões de construção, cessão de uso, reformas e demais ações que possam estar vinculadas à existência dessas edificações.
O amplo acesso a estudos e pesquisas que tratem da formação do povo limeirense, quanto a sua origem de nascimento, movimentos migratórios e imigratórios também é estabelecido na norma.