• Inicio
  • Notícias
  • Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

Preservação do meio ambiente e o Mês do Orgulho LGBTQIA+ foram pauta da Tribuna Livre

Data de publicação: 05/06/2023 22:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

    Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

  • Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

    Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

  • Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

    Câmara de Limeira aprova cinco projetos na primeira sessão ordinária de junho

    Os vereadores da Câmara Municipal de Limeira aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de junho, cinco projetos que estavam na pauta de votação, todos de autoria dos próprios vereadores. A Tribuna Livre, momento reservado para a fala de munícipes sobre assuntos de interesse da cidade, foi ocupada por Paulo Alexandre, que discorreu sobre a campanha Água é Vida; Celso Antônio Rui, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e a importância da reciclagem de materiais; e Maicon Marabez, sobre o mês do Orgulho LGBTQIA+.

    Durante a sessão foi lida a conclusão do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura supostas irregularidades administrativas no âmbito da Prefeitura quanto à suspeita, por parte da sociedade, de compra de mandato do ex-vereador Darci Reis. O relatório na íntegra foi lido na reunião do colegiado de terça-feira, 29 de maio.

    Também foi realizada a abertura da exposição “A História do Movimento LGBTQIA+ em Limeira”, como parte das atividades que compõem a realização do I Fórum Regional dos Direitos LGBTQIA+, que acontece na próxima terça-feira, 7 de junho, a partir das 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, da Câmara. O evento é organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Casa e pela Escola Legislativa Paulo Freire.

    Água é Vida

    O jornalista Paulo Alexandre, o  Xandu, usou a Tribuna Livre para falar sobre a campanha Água é Vida, composta por uma série de reportagens que foi ao ar na TV Jornal de Limeira e que ensejou uma moção de aplausos, de autoria do vereador Hélder do Táxi (MDB), aprovada por todos os vereadores da Câmara.

    Segundo o jornalista, o tema da campanha é de suma importância, mas que passa despercebido. Xandu destacou que, apesar da composição do planeta ser 70% água, somente pouco mais de 1% é potável e pode ser consumida. “Fico feliz de ter tido a oportunidade de criar esse tema, pudemos usar os recursos de comunicação que temos para chamar a atenção da cidade de Limeira sobre esse recurso que é de suma importância para a vida”. 

    O orador também informou que a cidade consome 70 milhões de litros de água por dia e que, durante a produção da série, teve a oportunidade de conhecer os dois rios que abastecem a cidade, o Ribeirão do Pinhal e o Rio Jaguari. “Vemos a água saindo de lá para abastecer a cidade, mas não sabemos como essa água chega e até quando ela chega. Precisamos nos preocupar com esse recurso”, pontuou.

    Dia Mundial do Meio Ambiente

    Celso Antonio Rui,  membro do grupo teatral Libertadores do Riso, aproveitou a Tribuna para lembrar os presentes que dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e para advertir sobre a necessidade de reciclar o lixo produzido pela humanidade. “Estima-se que 400 milhões de toneladas de materiais plásticos são gerados em todo o mundo e somente 10% são reciclados. Para onde vão os 360 milhões restantes?”, questionou, alertando que o Brasil recicla somente 4% do que produz.

    Ele também pediu aos parlamentares que pensem em projetos e políticas públicas que conscientizem e estimulem a reciclagem e falou do aterro sanitário de Limeira. Segundo Celso, há materiais como o vidro sendo jogados no aterro e também lixo eletrônico, contaminando o meio ambiente.

    Por fim, o orador comentou que os catadores de recicláveis estão diminuindo, pois o valor pago pelo material caiu. “O que vai acontecer se esses recicladores não atuarem mais nas ruas? Como ficará nossa cidade?”, indagou, finalizando sua fala afirmando que reciclagem é a única saída.

    Mês do orgulho LGBTQIA+

    O diretor-presidente da Associação da Diversidade de Limeira (ADLIM), Maycon Marabez, destacou, durante sua fala, que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+. Para ele, essa é uma época que muitos holofotes estão voltados para a comunidade, alguns disseminando o ódio e outros promovendo a visibilidade que precisam. 

    Ele contou a história da data, que remonta ao dia 28 de junho de 1969, quando  um bar em Nova York se tornou o epicentro de uma revolução. “Após frequentes abordagens policiais no estabelecimento, cujos frequentadores eram LGBTQIA+, a comunidade local começou a se manifestar, e foi um dia que ficou marcado pelo orgulho de sermos quem nós somos”, relatou.

    O diretor da ADLIM ressaltou que apesar de ser uma cidade conservadora, Limeira representa a comunidade. “Temos alcançado feitos históricos nessa cidade. Nossa parada LGBT é a maior da região e se torna cada vez mais linda e colorida, temos trabalhado juntos para fazer políticas públicas em nossa cidade, ainda há um longo caminho para percorrer, mas ao longo do tempo vamos juntos construir essa trajetória”, afirmou. 

    Maycon também reforçou a importância do respeito, para que violências contra a população LGBTQIA+ não ocorram mais e pediu apoio dos parlamentares para propor políticas públicas que combatam a disseminação do ódio contra a comunidade.

    Confira como foi a votação:

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 162/2020, do vereador Helder do Táxi (MDB), institui o IPTU Verde.  

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 18/2023, do vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), perpetua o nome do pastor Marcílio Ezequiel Pinto à Rua projetada 05 do loteamento Residencial Ville I.

    Aprovado - Projeto de Resolução Nº 34/2023, do vereador Everton Ferreira (PSD), que dispõe sobre a criação no âmbito da Câmara Municipal do Projeto de Preservação e Difusão da História e Memória do Povo Limeirense. 

    Prejudicado por substitutivo - Projeto de Lei Nº 64/2023, da vereadora Tatiane Lopes (Podemos), cria o “Projeto Pomar Urbano” em áreas públicas de Limeira.

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 72/2023, do vereador Ceará (Republicanos), acrescenta as alíneas “a” e “b” e altera a redação do §3º, do art. 2º da Lei Nº 4411/2009, que regulamenta a instalação de trailers e equipamentos congêneres no Município de Limeira, liberando da distância de 100 metros de escolas, hospitais e creches comércios que não tenham horário conflitante com as entidades, ou o instalado por entidades hospitalares, ou sob permissão ou autorização por escrito do proprietário para atendimento ao público em geral.

    Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2023, da vereadora Lu Bogo (PL), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro Ordem de Tatuiby a Pierina Albina de Campos Teixeira.