Presidente da Câmara também ouviu demandas da direção sobre melhorias na escola
Nesta quinta-feira, 1º de junho, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), visitou a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Waldemar Lucato, no Jardim Residencial Roseira. O objetivo foi entregar à instituição exemplares de cartilha sobre educação financeira elaborada pela Escola Legislativa Paulo Freire, e ouvir a direção sobre as demandas de melhorias na instituição.
A escola possui, atualmente, 760 alunos com idades de três a dez anos. O parlamentar foi recebido pela diretora da escola, Paula Furine, para quem Everton entregou o material destinado aos alunos do 3º ano do ensino fundamental. A cartilha conta a história de um jovem que tem dificuldades em cuidar do próprio dinheiro e aprende a lidar melhor com as finanças. Ela possui um caderno de atividades e um encarte para recortar e colar, composto por notas de dinheiro de papel, dados, pinos e um tabuleiro.
Segundo Paula, os professores já estão sendo capacitados sobre educação financeira e os alunos do 3º ano já realizam dinâmicas sobre o tema. Inclusive, segundo a professora Renata Zanelato, ao final das atividades, os alunos irão produzir uma peça de teatro, com data ainda a ser definida.
Everton se colocou à disposição da diretora para realizar a palestra “Escolhas temporais”, destinada aos professores, de forma gratuita. “Na palestra, abordo a educação financeira do modo que apliquei à minha própria vida. Funcionou comigo.” E falou sobre a Lei Nº 6.591/2021, proposta pelo parlamentar e aprovada por todos os vereadores da Câmara, que assegura aos estudantes no ensino fundamental da rede pública municipal o acesso a conteúdos mínimos da matéria de forma interdisciplinar e transversal durante o processo de aprendizagem dos alunos.
Além de discutir sobre educação financeira, o vereador também visitou as dependências da escola e ouviu as demandas sobre as melhorias e necessidades da Emeief. Segundo Paula, o pátio está passando por uma revitalização, realizada por reeducandos do Centro de Ressocialização (CR). “Além da pintura, pretendemos tornar o local propício a brincadeiras, como amarelinha, por exemplo”, disse a diretora. Ela também manifestou preocupação em relação à área externa adjacente à escola. “Estamos lutando para que essa área também passe por uma revitalização, priorizando a limpeza e a segurança”, esclareceu Paula.
O presidente da Câmara se comprometeu a encaminhar uma indicação à Prefeitura solicitando a revitalização e também sugerindo a instalação de academia ao ar livre.