• Inicio
  • Notícias
  • Tatiane Lopes propõe mais servidores para atuação em resgates de animais

Tatiane Lopes propõe mais servidores para atuação em resgates de animais

Vereadora sugeriu contratação ou realocação de profissionais no DPBEA

Data de publicação: 31/05/2023 18:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Tatiane Lopes propõe mais servidores para atuação em resgates de animais
Tatiane Lopes propõe mais servidores para atuação em resgates de animais

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou a Indicação Nº 1831/2023, solicitando que a Prefeitura estude a possibilidade de contratação ou realocação de servidores para atuarem no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA). O objetivo é garantir o resgate de cães e gatos em situação de rua que necessitam de armadilha, gatoeira ou outros meios de captura que necessitem de força-tarefa. A proposição foi encaminhada ao Executivo nesta terça-feira, 30 de maio.  

Com base em demandas apresentadas por munícipes e protetores de animais, a parlamentar relatou a dificuldade de resgate, seja por conta do local ou pela própria condição do animal. “Recebo constantemente relatos de pessoas tentando resgatar animais, mas que não conseguem porque precisam de mais gente ou de instrumentos como gatoeira, armadilhas próprias para que o resgate seja realizado. Esses são os animais que, caso não sejam resgatados e castrados, vão procriar nas ruas gerando mais e mais filhotes. Para que a gente veja uma melhora no controle de nascimento dos animais, é preciso que esses animais sejam incluídos como objeto de políticas públicas e também sejam castrados”, descreveu Tatiane Lopes. 

Para a parlamentar, o assunto precisa de análise imediata pelo Poder Executivo. “É urgente que sejam desenvolvidas estratégias que assegurem a esterilização desses animais a fim de evitar que novas ninhadas nasçam e mais e mais animais continuem a sofrer nas ruas”, alertou. 

A vereadora mencionou ainda a importância de ser adotado o método captura-esterilização-devolução (CED), como técnica para controle. “No caso dos gatos ferais que vivem em colônias, a técnica CED é a mais indicada, pois havendo a captura, esterilização e devolução do animal na colônia de onde foi retirado, garante que eles não procriem mais. Com o passar do tempo, a colônia vai se dissolvendo”, argumentou Tatiane. 

Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

Foto do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.