Tribuna Livre teve como temas o curso de medicina e trabalho de resgate histórico em Limeira
Quatro projetos foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 29 de maio. Outros dois itens da pauta da Ordem do Dia foram adiados a pedido dos proponentes e uma proposição foi prejudicada por apresentação de substitutivo. Durante o Expediente, momento destinado à leitura de todos os documentos protocolados na Câmara, foram lidos requerimentos e votadas moções.
Na Tribuna Livre, espaço destinado à fala de cidadãos sobre assuntos relevantes para a cidade, foram abordados o processo de credenciamento do curso de Medicina na cidade e um projeto de resgate histórico em Limeira desenvolvido por alunos da Escola Estadual Professora Leontina Silva Busch.
Medicina
A médica Ivone Duarte falou na Tribuna sobre o processo de credenciamento do curso de medicina em Limeira. Explicou que a cidade se candidatou em 2013 no processo previsto na lei do Mais Médicos, passou por análise de documentos e recebeu visita da Comissão do Ministério da Educação. Aprovada nessas primeiras etapas, foi iniciado o processo para credenciamento das faculdades interessadas, cujo vencedor foi o Grupo São Leopoldo Mandic.
A coordenadora do curso explicou que especialistas do Ministério avaliaram a estrutura e a oferta do curso na cidade com a nota máxima, que é cinco. “Agora estamos na fase de implantação plena. O vestibular está com as inscrições abertas e as aulas começam em agosto”, sinalizou.
As inscrições para o vestibular estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição (slmandiclimeira.com.br) até 27 de junho. O edital com todas as informações sobre o processo de seleção está disponível neste link. Conforme documento, a prova on-line será realizada em 30 de junho.
Pertencimento
Natalia Rafaelli da Silva e Gabriel Francisco de Souza, representantes do Grêmio da Escola Estadual Professora Leontina Silva Busch, localizada no bairro Abílio Pedro, falaram sobre um projeto de resgate da história desenvolvido na unidade de ensino. Eles descreveram que, em 2022, foi proposto pelos professores pesquisar o tema sobre a importância de conhecer a história de pontos turísticos da cidade.
Lugares, patrimônios, monumentos, horto florestal, hípica da cidade, bosques, parques, praças e fazendas históricas foram considerados no estudo. “Nossa intenção foi, de uma forma sutil, dar significado à palavra pertencer, que é de alguém que faz parte de uma comunidade, de uma família, de um grupo, de uma nação. Conhecer a história de um lugar que decidimos viver e pertencer é construir laços fortes e duradouros. Uma parte importante da relação entre pessoas e a cidade são os laços de pertencimento, uma espécie de ligação emocional, que transforma espaços vazios de sentimento”, discursou Gabriel.
Após a fala dos estudantes, o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), informou que será votado na próxima sessão ordinária o Projeto de Resolução Nº 34/2023, apresentado pelo parlamentar, que dispõe sobre a criação no âmbito da Câmara Municipal do Projeto de Preservação e Difusão da História e Memória do Povo Limeirense.
Confira o resultado da votação da Ordem do Dia:
Aprovado - Projeto de Lei Nº 164/2022, do vereador Betinho Neves (PV), perpetua o nome Jonas Eli dos Santos no prédio da Guarda Civil Municipal, base da ROMU.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 165/2022, dos vereadores Everton Ferreira (PSD), Elias Barbosa (PSC), Ceará (Republicanos), Isabelly Carvalho (PT) e Lu Bogo (PL), dispõe sobre a introdução de informações sobre pagamento de tributos e autos de infração.
Adiado por uma sessão - Projeto de Decreto Legislativo Nº 37/2022, do vereador Jorge de Freitas (PSD), concede o Título de Cidadão Limeirense ao pastor Natanael de Jesus.
Adiado por uma sessão - Projeto de Lei Nº 18/2023, do vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), perpetua o nome do pastor Marcílio Ezequiel Pinto à Rua projetada 05 do loteamento Residencial Ville I.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 39/2023, do vereador Betinho Neves (PV), perpetua o nome de Aparecido Manoel Pinto na LIM 330.
Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 7/2023, dos vereadores Marco Xavier (Cidadania) e Elias Barbosa (Podemos), concede o Título de Cidadão Limeirense ao vereador Hélder Lúcio de Oliveira, pelos serviços prestados à cidade.
Prejudicado - Projeto de Resolução Nº 32/2023, da Mesa Diretora, altera e acrescenta dispositivos na Resolução Nº 846/2023, que dispõe sobre a reestruturação administrativa e organizacional e sobre o quadro permanente de cargos, referências, vencimentos, funções gratificadas e atribuições da Câmara Municipal de Limeira.