Inscrições para o vestibular estão abertas até 27 de junho e aulas começam em agosto
Nesta terça-feira, 23 de maio, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira (PSD), participou da cerimônia de anúncio oficial do curso de Medicina em Limeira. Em coletiva de imprensa, o prefeito Mario Botion (PSD) e o presidente do Grupo São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira, anunciaram a autorização e o credenciamento da faculdade pelo Ministério da Educação (MEC) para iniciar as atividades. As aulas começam em agosto deste ano e as inscrições para o vestibular estão abertas.
Também participaram da agenda os vereadores Ceará (Republicanos), Elias Barbosa (PSC), João Bano (Podemos), Lu Bogo (PL), Ju Negão (PV) e Mariana Calsa (PL), além da vice-prefeita Erika Tank (PL), do secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion. A mesa de apresentação foi composta pelo diretor-geral da Graduação de Medicina, Guilherme Succi, o diretor-adjunto da faculdade de Medicina de Araras e Limeira, Fábio D'Alexandri, e a coordenadora do curso de Medicina de Limeira, Ivone Duarte.
O presidente da Câmara falou da relevância do curso de medicina para população de Limeira e para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Através das mãos dos médicos nós chegamos ao mundo, através de mãos médicas nós permanecemos no mundo; todos em algum momento vai precisar de um médico. Ter na cidade uma instituição que vai formar esses profissionais traz oportunidade para aqueles que buscam essa formação, mas mais ainda um ganho para a área de saúde do município com o avanço da qualidade do atendimento”, afirmou Everton Ferreira.
O diretor-geral Guilherme Succi mencionou que a Faculdade terá convênios com a Prefeitura de Limeira. Destacou ainda que a instituição de ensino vai doar 10% do faturamento bruto para o SUS, tanto para o pagamento de bolsas de residência e como para investimento na rede pública de saúde onde houver atividades de ensino. “A rede de saúde vai sentir o impacto não quando o aluno se formar, mas desde o primeiro mês de aula com a presença desses alunos e professores na atenção básica, em Caps, em unidades de pronto atendimento, em centros de especialidade, hospitais”, sinalizou.
Vestibular
As inscrições para o vestibular estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição (slmandiclimeira.com.br) até 27 de junho. O edital com todas as informações sobre o processo de seleção está disponível neste link. Conforme documento, a prova on-line será realizada em 30 de junho e as aulas devem ter início em agosto.
São 61 vagas para o curso de graduação em Medicina, sendo 55 para não bolsistas e seis para bolsistas. A bolsa ofertada é integral e o candidato precisa participar de um processo seletivo diferente, além de se enquadrar nas exigências como ter renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo e não pode ter graduação prévia.
Os inscritos que residem em Limeira e Iracemápolis receberão um bônus de 10% na nota do vestibular - benefício que foi solicitado pelo prefeito Mario Botion para beneficiar a população local.