• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira realiza ciclo de visitas para defender projeto de educação financeira em escolas públicas

Everton Ferreira realiza ciclo de visitas para defender projeto de educação financeira em escolas públicas

Presidente visitou Emeief no Jardim Planalto e disponibilizou cartilha educativa produzida pela Câmara

Data de publicação: 19/05/2023 15:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Everton Ferreira realiza ciclo de visitas para defender projeto de educação financeira em escolas públicas

    Everton Ferreira realiza ciclo de visitas para defender projeto de educação financeira em escolas públicas

  • Durante visita, presidente também conheceu estrutura da unidade

    Durante visita, presidente também conheceu estrutura da unidade

  • Everton Ferreira reforçou a necessidade de investir nas crianças para obter uma sociedade financeiramente saudável

    Everton Ferreira reforçou a necessidade de investir nas crianças para obter uma sociedade financeiramente saudável

    O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira (PSD), visitou nesta sexta-feira, 19 de março, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, no bairro Jardim Planalto. O objetivo foi dialogar sobre a importância da educação financeira como elemento de transformação social, além de ouvir demandas da área de educação. Essa é a terceira visita do parlamentar realizada desde que começou a percorrer unidades de ensino em março deste ano.

    Na Emeief do Jardim Planalto, o vereador foi recebido pelo diretor Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira e pelo coordenador Fábio Alexandre Ferrari. Cada encontro possibilita o diálogo sobre a realidade da escola e sobre a inclusão do tema em sala de aula. Everton foi informado de que no local a educação financeira é tratada de forma transversal, sendo apresentada a partir das aulas de matemática.  

    Os educadores citaram o projeto Aprender Valor desenvolvido com a turma do 3º ano, a qual a professora simula situações cotidianas para que os alunos aprendam sobre a importância de zelar o material escolar e o custo de cada produto. “A professora simula a existência de uma papelaria dentro da sala de aula. Se o aluno perde uma borracha, por exemplo, ele não vai pegar emprestado, ele precisa ter papel-moeda, que é fictício e distribuído nas atividades, para conseguir comprar uma nova”, descreveu o coordenador Fabio Ferrari.

    Na visita, Everton também conheceu a estrutura da escola, visitou salas de aula, quadras e recebeu demandas do diretor, que serão transformadas em indicações a serem protocoladas na Câmara pelo parlamentar. O vereador também abordou o processo de integração entre o Município e o Estado no acompanhamento da vida escolar de cada aluno. A Emeif do Jardim Planalto possui 470 estudantes matriculados.

    O parlamentar destacou que à frente do Legislativo tem buscado intermediar parcerias entre o poder público e instituições voluntárias para promoção da educação financeira nas escolas públicas municipais de Limeira, incluindo a capacitação de professores. Entre as unidades visitadas este ano pelo presidente da Câmara estão o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Governador Mário Covas e o Ceief Arlindo de Salvo.

    Legislação

    O presidente reforçou a necessidade de investir nas crianças para obter uma sociedade financeiramente saudável e citou que a Câmara aprovou em 2021 a Lei Nº 6.591, de autoria do parlamentar, que assegura aos estudantes no ensino fundamental da rede pública municipal o acesso a conteúdos mínimos da matéria de forma interdisciplinar e transversal durante o processo de aprendizagem dos alunos. 

    Além de descrever a legislação, Everton Ferreira disponibilizou ao diretor a versão impressa da cartilha “Paulo aprende a economizar”, produzida pela Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara, há dois anos.  O material conta a história de um jovem que tem dificuldades em cuidar do próprio dinheiro e aprende a lidar melhor com as finanças. A cartilha possui um caderno de atividades e um encarte para recortar e colar, composto por notas de dinheiro de papel, dados, pinos e um tabuleiro.