Fila para hemodiálise foi pauta de reunião realizada nesta quinta-feira em Piracicaba
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo visitou o Departamento Regional de Saúde (DRS X) em Piracicaba, nesta quinta-feira, 18 de maio. O objetivo foi conhecer o novo diretor e também apresentar e discutir demandas do município relacionadas à saúde, como a possibilidade de transferência de pacientes de hemodiálise entre as cidades da região.
Participaram da reunião os vereadores membros da Comissão, Dr. Júlio César Pereira (União Brasil), presidente; e a vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), secretária. Também estiveram presentes o assessor executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Ferrari; o diretor técnico de Saúde da DRS X, Moisés Taglietta; e as servidoras da DRS X Eliana Ronque, Érica Steffen e Sandra Salvador.
Na visita, os parlamentares falaram ao diretor sobre a preocupação com os pacientes que fazem hemodiálise e precisam se deslocar para outras cidades para realizarem o procedimento. “É um sofrimento muito grande para um paciente que já está debilitado pela doença ter que viajar durante cinco horas para fazer seu tratamento”, pontuou Dr. Júlio. Eles questionaram sobre a possibilidade de transferência de pacientes entre as cidades da região para melhorar o atendimento.
Moisés informou aos vereadores que talvez tenha havido esse problema no passado, mas que a DRS já está fazendo a transferência de pacientes para locais mais próximos, conforme abrem novas vagas. “É como montar um quebra cabeças, quando abre uma vaga em Limeira, por exemplo, verificamos se há paciente de Limeira na cidade em que o próximo paciente da fila está, ou em algum município vizinho, e fazemos a troca”, explicou.
O diretor também disse que a DRS está estudando a possibilidade de ampliar os ambulatórios pré-dialíticos e aumentar as diálises peritoneais (opção de tratamento que pode ser feita em casa), como forma de desafogar a fila de espera pela hemodiálise. Alexandre Ferrari também falou sobre os projetos da Secretaria Municipal de Saúde para desafogar a fila. Segundo ele, Limeira está tentando implantar o ambulatório pré-dialítico na Santa Casa e criar um quarto turno de hemodiálise no hospital.
Outros assuntos também foram tratados na reunião, como a tabela de remuneração do SUS, as particularidades de atendimentos realizados pelos hospitais filantrópicos na prestação de serviços para o SUS e a necessidade de investir mais na atenção básica e na prevenção de doenças como diabetes e hipertensão para impedir que quadros de saúde evoluam para insuficiência renal e cheguem à necessidade de hemodiálise e transplante.
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 9h30.
Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária.