• Inicio
  • Notícias
  • Tatiane Lopes questiona sobre agendamento e realização de exames de colposcopia

Tatiane Lopes questiona sobre agendamento e realização de exames de colposcopia

Vereadora solicitou informações da Prefeitura e defende mais transparência

Data de publicação: 17/05/2023 15:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Tatiane Lopes questiona sobre agendamento e realização de exames de colposcopia
Tatiane Lopes questiona sobre agendamento e realização de exames de colposcopia

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) apresentou o Requerimento de N° 280/2023 para que a Prefeitura de Limeira forneça informações sobre o agendamento e a realização de exames de colposcopia na cidade. A proposição foi apresentada na segunda-feira, 15 de maio. O objetivo, segundo a parlamentar, é garantir mais transparência e eficiência na saúde pública, especialmente no que diz respeito à detecção precoce do câncer de colo de útero. 

Por meio do documento, a vereadora solicitou dados atualizados sobre a fila de espera para a realização do exame, a quantidade de exames realizados mensalmente e a possibilidade de aumentar o número de exames por mês. Além disso, foram requisitadas informações recentes sobre os exames realizados nos últimos 12 meses, bem como a viabilidade de contratação de serviços privados ou realização de mutirões para reduzir a fila de espera.

A colposcopia é um exame ginecológico utilizado para avaliar o colo do útero e identificar possíveis lesões pré-cancerígenas e cancerígenas. De acordo com a parlamentar, é importante que o tempo de espera seja curto, pois isso aumenta as chances de cura. “A detecção precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e possibilidade de cura. Precisamos assegurar que todas as mulheres que necessitam deste exame possam realizá-lo sem demoras excessivas”, defendeu a parlamentar. 

O requerimento será lido em sessão ordinária e encaminhado ao Poder Executivo, que tem prazo de até 30 dias para responder. 

Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos) 

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de  suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.