Profissionais de saúde do futuro e valorização de lideranças foram temas da Tribuna Livre
Três projetos foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de maio. Todas as propostas são de autoria dos vereadores. Durante o Expediente, momento destinado à leitura de todos os documentos protocolados na Câmara, foram lidos requerimentos e votadas moções. Já a Tribuna Livre, espaço destinado à fala de cidadãos sobre assuntos relevantes para a cidade, foi ocupada por Fabiano Soares da Silva, que discorreu sobre a construção do profissional de saúde do futuro; e por Aline Lourenço, que falou sobre a valorização de lideranças e ações comunitárias.
Profissionais da Saúde
O representante da escola Grau Técnico, Fabiano Soares da Silva, falou aos presentes sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem e radiologia não só tecnicamente, mas também com um enfoque comportamental. De acordo com Fabiano, a pandemia trouxe informações sobre os processos da área que são falhos e precisam de mais atenção, principalmente no atendimento e empatia entre o profissional e o paciente.
Ele destacou que a escola técnica, que foi inaugurada em Limeira há cerca de três anos, tem realizado parcerias para levar saúde aos bairros, com foco na prevenção de doenças como a diabetes e a hipertensão, pois, segundo Fabiano, nas regiões carentes, muitas vezes a população mais fragilizada não tem acesso à saúde. “Levamos ações de prevenção, como exames de glicemia e aferição de pressão como uma forma de tentar ajudar a desafogar os hospitais”, explicou.
O representante também falou do investimento que a escola faz na formação dos profissionais não só tecnicamente, como tecnologicamente e com atividades práticas e no desenvolvimento comportamental e humano. Segundo ele, isso é possível graças à equipe que conta com profissionais qualificados. “Estamos colocando uma sementinha nos nossos alunos para colhermos um bom profissional no futuro”, concluiu.
Valorização de lideranças
Aline Lourenço usou a Tribuna para falar da importância de valorizar as pessoas que ajudam o próximo, representando a Equipe Atitude. Ela começou sua fala lembrando aos presentes sobre o mês de maio, dedicado às mães, no qual é preciso lembrar da mãe preta. “A mãe que durante 388 anos registrados cuidou dos filhos do branco, dos senhores de escravos, enquanto seus filhos choravam de fome, medo, solidão e abandono. Mas ainda assim, a mãe preta conseguia cuidar com respeito, carinho e quem sabe até amor dos filhos dos donos de escravos”, reverenciou. Ela pontuou que a escravidão acabou, graças a Deus e aos esforços dos escravos negros, dos abolicionistas brancos e negros, das pretas velhas organizadas e dos monarcas conscientes.
A representante chamou a atenção para a força do brasileiro, que atravessou diversas dificuldades, disse que há boas pessoas no país, em especial em Limeira, e que, apesar de haver muito preconceito na cidade, há também amizades sinceras e verdadeiras e pessoas que estendem a mão. “Há heróis anônimos nos bairros, nas igrejas, nas escolas, nas instituições de todas as partes, professores que realmente se interessam pelo bem-estar de nossos alunos, médicos que se empenham na qualidade de vida de nossos pacientes, religiosos que querem o bem de nossos irmãos, vizinhos que se preocupam com nossos bairros, voluntários que utilizam seu tempo livre para ajudar aqueles que já não esperavam ajuda”, afirmou Aline.
A representante enalteceu o papel de heróis anônimos, líderes informais e de todos que se fazem presentes quando necessário. “A sociedade limeirense tem muito a agradecer a esses cidadãos ousados e incansáveis, referências positivas em momentos difíceis”, pontuou.
Aline aproveitou a oportunidade para convidar todos os limeirenses a participarem do evento realizado pela Equipe Atitude, que vai homenagear e reconhecer boas ações, no dia 20 de maio, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Limeira. “Será uma noite de amizade, reconhecimento e gratidão àqueles que nos motivam, sejam limeirenses de nascença ou de coração”, concluiu.
Confira como foi a votação:
Retirado - Projeto de Lei Nº 59/2021, da vereadora Tatiane Lopes (Podemos), altera o art. 1º da Lei Municipal N°. 5.889/2017, que dispõe sobre o funcionamento dos semáforos.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 96/2022, do vereador Elias Barbosa (PSC), dispõe sobre a política de transparência da aplicação dos recursos resultantes dos impostos e transferência em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino no âmbito do município de Limeira.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 146/2022, da vereadora Constância Félix (PDT), institui o “Movimento Novembro Dourado”, no calendário oficial do Município de Limeira.
Retirado - Projeto de Lei Nº 38/2023, do vereador Nilton Santos (Republicanos), modifica a redação da ementa e o artigo 1º da Lei Municipal N°. 5.889/2017, alterada pela Lei N°. 5.950/2017, que dispõe sobre o funcionamento dos semáforos após às 00:00 horas no município.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 44/2023, da vereadora Mariana Calsa (PL), institui o mês “Abril Verde” no Calendário Oficial do Município de Limeira, voltado à conscientização sobre segurança e saúde no trabalho.
Adiado - Projeto de Resolução Nº 31/2023 , da Mesa Diretora, dispõe sobre a admissão pela Câmara Municipal de Limeira, sem vínculo empregatício, de estudantes de nível superior, de cursos profissionalizantes técnicos e de ensino médio como estagiários.