Segundo vereadora, alguns tutores não têm condições financeiras para o tratamento pós-operatório
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou, nesta quarta-feira, 3 de maio, a Indicação de Nº 1557/2023, que sugere à Prefeitura o fornecimento de medicação pós cirurgia de castração para os procedimentos realizados pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA).
“A utilização de medicação após o procedimento de esterilização é de grande importância não apenas para garantir o sucesso da intervenção cirúrgica, bem como para garantir que os animais tenham uma recuperação sem dor e sem intercorrências”, justificou a vereadora.
A parlamentar ressaltou que muitas famílias que levam os animais para castrar no DPBEA não possuem recursos financeiros para adquirir a medicação pós-cirúrgica, colocando a vida do animal em risco. “A falta do medicamento pode deixar o animal exposto a complicações. Por isso, é importante garantir que o procedimento tenha êxito tanto no momento da cirurgia, quanto no pós-operatório. O fornecimento do medicamento é uma estratégia importante para garantir o sucesso da cirurgia e resguardar a vida do animal”.
Tatiane salienta ainda que o intuito é que o medicamento seja fornecido para as famílias que estejam inscritas no CadÚnico, para protetores independentes – que cuidam de muitos animais – e para os animais que são objetos de denúncias fiscalizadas pelo próprio DPBEA. “Considero que é uma ação importante. Hoje, nas castrações que acontecem por meio do ônibus Castramóvel, o munícipe sai com a medicação nas mãos. Meu intuito é que essa política seja estendida também para o Departamento”.
A indicação segue agora para apreciação do Poder Executivo.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.