Por meio de requerimento, vereadora solicitou informações à Prefeitura
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) elaborou Requerimento Nº 188/2023 para questionar sobre a possibilidade de a Prefeitura ceder um espaço para que as protetoras de animais possam cuidar dos animais resgatados até o processo de adoção. A proposição foi encaminhada em 25 de abril ao Executivo, que tem prazo para resposta de até 30 dias.
A parlamentar defendeu o trabalho dos protetores em Limeira, especialmente, na realização de resgates de animais abandonados. “São pessoas que cedem suas casas como lares temporários para cuidados até que seja possível a adoção. No entanto, devido à grande quantidade de animais abandonados já não há mais espaço na casa dos voluntários que estão sobrecarregados e endividados”, alertou.
Segundo Tatiane Lopes, o objetivo do requerimento é avaliar se existe a possibilidade de o Poder Público ceder um espaço em que os protetores cadastrados pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) possam alocar seus animais resgatados e castrados – de forma provisória – para dispensar os devidos cuidados até que seja realizada a adoção. “Cabe à administração municipal apenas a disponibilização do espaço e aos protetores todas as responsabilidades para manutenção do animal”, justificou a parlamentar.
A vereadora também afirmou que a demanda dos protetores de animais é recorrente. “Eles me procuram porque eles realmente não dispõem mais de espaço e esse é um problema muito sério. Existe a vontade de contribuir, de cuidar dos animais, de viabilizar a adoção deles, mas eles esbarram nessa dificuldade. Por esse motivo estou indagando a Prefeitura para saber se é possível concretizar essa ideia”, explicou.
Dentre os questionamentos feitos no documento, Tatiane indaga se há algum plano ou iniciativa por parte do Poder Executivo para disponibilizar esse espaço e, caso não haja, se há interesse em criá-lo, além de questionar quais os procedimentos para solicitação desse espaço para sua disponibilização.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.