• Inicio
  • Notícias
  • Projeto quer instituir Dia dos Protetores de Animais Independentes no Calendário Oficial

Projeto quer instituir Dia dos Protetores de Animais Independentes no Calendário Oficial

Proposta de autoria da vereadora Tatiane Lopes está em tramitação na Câmara

Data de publicação: 19/04/2023 15:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Projeto quer instituir Dia dos Protetores de Animais Independentes no Calendário Oficial
Projeto quer instituir Dia dos Protetores de Animais Independentes no Calendário Oficial

Na tarde desta terça-feira, 18 de abril, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou o Projeto de Lei Nº 55/2023, que institui, no Calendário Oficial do Município, o “Dia dos Protetores de Animais Independentes”, a ser comemorado anualmente em 4 de outubro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do protetor para a divulgação e proteção dos direitos dos animais, bem como para a promoção da saúde pública.

Para a vereadora, o projeto além de ser uma forma de reconhecimento do trabalho do protetor independente, é uma forma de fortalecer a ideia de que ele deve ser beneficiário de políticas públicas oferecidas pelo município. 

“O protetor de animais independente é aquela pessoa que, provida de amor e compaixão pelos animais, dedica seu tempo, energia e recursos para cuidar e proteger animais que, muitas vezes, são invisíveis ao próprio Poder Público. Infelizmente, com a quantidade de animais abandonados em nosso município atualmente, a Prefeitura necessita do trabalho do protetor independente. Sem a atuação constante dessas pessoas, a situação para os animais seria muito pior”, destacou a parlamentar. 

Tatiane defendeu no projeto que o protetor independente deve ser beneficiário de políticas públicas oferecidas pelo município, como castração, microchipagem, cadastro no Banco de Ração e participação em eventos municipais, como forma de fornecer algum suporte aos protetores. “Além disso, o projeto também é uma forma de homenagear e honrar o trabalho dessas pessoas, que não é nada fácil, pois elas atuam de forma voluntária, arcando com as despesas, e são cobradas, diariamente, como se o seu voluntariado fosse uma obrigação”, disse a parlamentar.

Ainda de acordo com a justificativa do projeto, a escolha da data para comemoração e homenagem se deu em função de 4 de outubro ser mundialmente conhecido como “Dia de São Francisco de Assis”, santo protetor dos animais.

O projeto será encaminhado para as comissões permanentes da Câmara Municipal e, caso receba parecer favorável, será votado em Plenário.

Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de  suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.