• Inicio
  • Notícias
  • USTL faz 40 anos de fundação e Câmara aprova Moção de Aplausos

USTL faz 40 anos de fundação e Câmara aprova Moção de Aplausos

Proposta do vereador Waguinho da Santa Luzia foi aprovada em sessão ordinária

Data de publicação: 17/04/2023 21:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


USTL faz 40 anos de fundação e Câmara aprova Moção de Aplausos
USTL faz 40 anos de fundação e Câmara aprova Moção de Aplausos

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Limeira, na sessão ordinária desta segunda-feira, 17 de abril, a Moção Nº 19/2028, de aplausos, à União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) pelos 40 anos de fundação. A propositura é de autoria do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) e foi aprovada por todos os vereadores presentes no Plenário.

Fundada em 28 de junho de 1983, fruto de uma iniciativa dos sindicatos de trabalhadores do município que visava inicialmente a construção de um núcleo de moradias construído no Jardim do Lago. “A ideia inicial era instituir uma entidade que pudesse unir os sindicatos e representar toda a classe trabalhadora de Limeira, seguindo adiante, mesmo após a conclusão das moradias”, relatou o proponente no texto legislativo.

“Nestes 40 anos, a entidade participou de importantes campanhas nas áreas de saúde (contra a dengue, de combate à covid e em defesa da vacinação – “Vacinas Salvam Vidas”). Além disso, de ações em defesa dos segurados do INSS, contra a criação de novas tarifas como a Taxa da Luz, e muitas outras causas. A entidade participou ativamente da instalação da segunda Vara Trabalhista no município, e articulou pela vinda do Poupatempo a Limeira”, afirmou Waguinho.

Atualmente a USTL é composta por 12 entidades e, segundo o parlamentar, as representações abrangem cerca de 80% da massa trabalhadora no município.

Na sessão ordinária,  além da moção de aplausos, a Tribuna Livre também foi dedicada ao aniversário de fundação do sindicato. Para tanto, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA), Artur Bueno de Camargo, fundador e primeiro presidente da USTL, usou a palavra.

Segundo ele, apesar de ser uma instituição com ideologias diferentes, por meio do respeito e entendimento foi possível chegar aos 40 anos de fundação. “Respeito, acho que essa é a palavra chave para buscarmos cada vez mais unidade e justiça social”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), também parabenizou a instituição pelo aniversário de fundação.