• Inicio
  • Notícias
  • Médico Luís Eduardo Miranda Paciência receberá Título de Cidadão Limeirense

Médico Luís Eduardo Miranda Paciência receberá Título de Cidadão Limeirense

A proposta de homenagem é de autoria do vereador Dr. Júlio

Data de publicação: 04/04/2023 08:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Médico Luís Eduardo Miranda Paciência receberá Título de Cidadão Limeirense
Médico Luís Eduardo Miranda Paciência receberá Título de Cidadão Limeirense

A Câmara Municipal de Limeira aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, 3 de abril, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 27/2022, que concede o Título de Cidadão Limeirense a Luís Eduardo Miranda Paciência. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Júlio (União Brasil).

Nascido em 1960, na cidade de Sales Oliveira, em São Paulo, o homenageado ingressou em 1985 no curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Graduou-se em 1990 e iniciou a residência em clínica médica no Hospital e Maternidade Celso Pierro, também em Campinas. Trabalhou nos setores de urgência e emergência e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, onde despertou o interesse em atuar como intensivista, fazendo com que ele se especializasse em terapia intensiva.

Atualmente, Luis Paciência coordena o projeto para a implantação da humanização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed, que está em primeira fase.

Histórico 

Na justificativa ao projeto, Dr. Júlio descreveu que o homenageado adotou Limeira como lar em 1992. “A escolha da cidade para estabelecer raízes e formar sua família teve duas razões principais. Primeiro, casou-se com a Adriana Oliveira, com quem tem duas filhas: Lívia Oliveira Paciência, atualmente com 22 anos, e Melise Oliveira Paciência, com 21 anos. Segundo, percebeu uma oportunidade de desenvolver um trabalho diferenciado na Santa Casa de Misericórdia quando acompanhava um procedimento cirúrgico de uma sobrinha da esposa”, relatou. 

Na época, contou o proponente, o centro cirúrgico ficava ao lado da UTI e como estava concluindo a residência em terapia intensiva pediu para conhecer o médico plantonista. “Ele descobriu que não havia um profissional específico e que o médico de plantão era o mesmo do pronto-socorro. Foi contratado para iniciar os plantões na UTI. Em 1994, recebeu o convite para coordenar a UTI da Santa Casa, onde permaneceu durante um ano”, contou.

O parlamentar explicou ainda que a Unimed comprou a Casa de Saúde e iniciou um projeto para montar uma UTI própria. Nesse período, o médico homenageado fez parte do trabalho e passou a ser o coordenador médico da UTI do Hospital Unimed de Limeira, função que ocupa desde então. Também é diretor técnico do Hospital Unimed de Limeira desde 2010.

“Como médico intensivista, sempre atuou com suporte avançado de vida, atendendo pessoas que precisam de acompanhamento constante e monitorado. Durante a pandemia de Covid-19, o trabalho ganhou ainda mais destaque. Para ajudar os pacientes, voltou a atuar como clínico geral na enfermaria, permanecendo ainda, no período mais crítico da crise mundial de saúde, vivenciado entre 2020 e 2021, como intensivista da Unidade de Referência Coronavírus montada na Sociedade Operária Humanitária”, destacou Dr. Júlio.   

O vereador também enfatizou o resultado do desempenho do médico intensivista à frente da Unimed, que possui o Certificado de Reconhecimento e Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho da Epimed Solutions e AMIB. “Pelo seu trabalho à frente da UTI Adulto do Hospital Unimed Limeira, o dr. Luís Eduardo Miranda Paciência também contribuiu para a conquista do selo Top Performer à UTI Adulto do Hospital Unimed Limeira, recebido por dois anos consecutivos e com a expectativa de renovação para 2023. No Brasil somente 8% dos hospitais públicos e privados que utilizam o sistema são certificados nessa categoria, o que representa baixa taxa de mortalidade e otimização dos recursos”, afirmou.  

O breve histórico da atuação profissional e da contribuição para o município de Limeira do homenageado está disponível na íntegra na justificativa do projeto e pode ser acessada por este link.