Detector de metal ou porta giratória são sugestões apresentadas no PL 47/2023
Após a ocorrência de ameaça de atentados na Escola Estadual (E.E.) Leovegildo Chagas Santos, de Limeira, e do ato consumado na cidade de São Paulo, no dia 20 de março, na E.E. Thomazia Montoro, onde ocorreu a morte da professora Elizabeth Terneiro, 71 anos, dentro da sala de aula, vítima de um adolescente de 13 anos, a vereadora Lu Bogo (PL) protocolou o Projeto de Lei Nº 47/2023 que dispõe sobre a implantação de detectores de metais e portas giratórias em escolas públicas e privadas do município de Limeira.
‘Infelizmente estão muito constantes as ameaças de violência nas escolas públicas e particulares. Precisamos tomar algumas medidas preventivas e mostrar para nossa população que faremos o que estiver ao nosso alcance para dificultar a entrada de armas de fogo e armas brancas em nossas escolas. Com este projeto queremos assegurar a segurança dos alunos, professores, funcionários e todos que estão dentro das escolas, independente de serem estes estabelecimentos de ensino de responsabilidade do município, particular ou do Estado”, destaca Lu Bogo.
A vereadora ressalta que a instalação do detector de metal ou da porta giratória ajudará no monitoramento da possível entrada de objetos que podem colocar em risco a segurança das pessoas. “Nos bancos, prédios federais, assembleias legislativas e em algumas repartições públicas já é comum esta averiguação e, para maior segurança de nossos estudantes e professores, vamos permitir que as escolas adotem essas medidas de segurança”, completa a parlamentar.
Lu Bogo esclarece que na quarta-feira, protocolou o Projeto de Lei Nº 45/2023 que tratava apenas das escolas municipais e, no dia 30, retirou o projeto e protocolou um mais abrangente, que favorece também as escolas estaduais e particulares do município.
O Projeto de Lei Nº 47/2023 será lido na próxima sessão ordinária e seguirá para análise das comissões permanentes da Casa.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Lu Bogo (PL)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.