• Inicio
  • Notícias
  • Comissão recebe representantes da Secretaria de Saúde, da Santa Casa e da Humanitária

Comissão recebe representantes da Secretaria de Saúde, da Santa Casa e da Humanitária

Atendimento de pacientes de hemodiálise e do Iamspe foram foco da reunião

Data de publicação: 30/03/2023 12:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão recebe representantes da Secretaria de Saúde, da Santa Casa e da Humanitária
Comissão recebe representantes da Secretaria de Saúde, da Santa Casa e da Humanitária

A Comissão de Saúde da Câmara de Limeira recebeu, na reunião desta quinta-feira, 30 de março, representantes da Secretaria de Saúde e dos hospitais Santa Casa e Humanitária, com objetivo de discutir sobre os atendimentos ofertados para pacientes de hemodiálise e para os pacientes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Participaram da reunião os membros da Comissão, o vereador Dr. Júlio César Pereira (União Brasil), presidente; Adir Almeida (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária; representando a Secretaria de Saúde, o secretário Vítor Santos e o  assessor executivo Alexandre Ferrari; representando a Santa Casa, o provedor Marcos Bozza, a superintendente Veridiana Cason e o diretor técnico Luís Francisco de Oliveira; e representando a Humanitária, a gerente administrativa do hospital Irene Von Zuben. Os vereadores Marco Xavier e Waguinho da Santa Luzia, ambos do Cidadania, também acompanharam os trabalhos.

Hemodiálise

Uma das principais demandas tratadas na reunião foi a necessidade de pacientes de Limeira realizarem o tratamento de hemodiálise em outras cidades pela falta de vagas no município. Conforme o secretário de Saúde já havia explicado para os vereadores na reunião do dia 9 de março, o atendimento segue uma normativa legal que estabelece uma fila única regional, na qual tem prioridade para vagas ou transplantes de rim aquele paciente que ainda não iniciou o tratamento.

Vítor falou aos presentes que iniciou uma discussão junto ao dirigente do Departamento Regional de Saúde (DRS) para que, quando surgisse uma vaga de atendimento em Limeira, que fosse possível transferir um paciente limeirense que está em atendimento em outra cidade para esta vaga, para depois disponibilizar a remanescente para o próximo da fila, mas que isso não era aceito anteriormente. O secretário disse esperar que com a troca de gestão do DRS a transferência seja possível.

Outra alternativa citada por Vítor Santos foi sobre a ampliação do atendimento de hemodiálise realizado pela Santa Casa, com o remanejamento de serviços dentro do próprio hospital, ou com a transferência de atendimentos diversos, como partos, por exemplo, para serem realizados pelo Hospital Humanitária. 

De acordo com  o secretário, a estrutura do hospital Humanitária é subutilizada e a transferência dos atendimentos desafogaria a demanda da Santa Casa e permitiria o remanejamento dos espaços e a ampliação de vagas para hemodiálise. “Se as vagas surgirem, além de trazer os nossos pacientes para Limeira, ainda abriria a possibilidade de vagas para outros que estão aguardando na lista de espera por atendimento de hemodiálise”, pontuou.

Sobre as alternativas, o provedor da Santa Casa disse que a instituição tem limitações físicas e orçamentárias que precisam ser avaliadas. Segundo ele, o hospital está hoje com 100% de ocupação e é preciso adequar o espaço físico e as instalações para receber novos equipamentos. Sobre a transferência de atendimentos entre o Hospital Humanitária e a Santa Casa, Marcos Bozza disse que precisa ser um trabalho construído a três mãos e sugeriu a criação de um Consórcio entre os dois hospitais e a Prefeitura para viabilização.

Prevenção de doenças

A prevenção de doenças como hipertensão, obesidade e principalmente diabetes, que se não tratadas acarretam na falência dos rins, foi relatada pelos presentes como uma das melhores formas de ampliar as vagas para hemodiálise, uma vez que permitiriam que os pacientes fossem tratados antes mesmo de necessitar do atendimento.

Sobre os trabalhos de prevenção realizados pela Prefeitura, Vítor Santos destacou a aquisição de equipamentos denominados Libre, que medem a glicemia, para monitorar adolescentes diabéticos, disse que está em andamento a contratação de uma médica endocrinologista, que será responsável pelo programa preventivo voltado à Diabetes na Secretaria de Saúde, e que a Santa Casa está estudando a possibilidade de abrir um espaço para ampliar o Ambulatório Pré-Dialítico. 

Além dessas ações de prevenção, o secretário também disse que o Sistema Integrado de Gestão da Saúde auxiliará no levantamento de dados sobre os pacientes da rede, permitindo identificar, por meio de monitoramento dos exames de glicemia, quais pacientes podem vir a ser diabéticos, e assim, tratá-lo antes da doenças se consolidar.

Iamspe

O presidente da Comissão, Dr. Júlio, questionou os hospitais Santa Casa e Humanitária sobre os motivos de não realizar mais atendimentos pelo Iamspe, uma vez que há mais de 10 mil usuários do sistema em Limeira que precisam se deslocar para outras cidades.

O provedor da Santa Casa informou aos parlamentares que a interrupção dos atendimentos ocorreram em função de uma dívida não saldada pelo Iamspe, que  deve à Santa Casa mais de R$ 350 mil. Outro ponto impeditivo é a tabela de remuneração pelos serviços prestados que, segundo Marcos Bozza, é insignificante e inviável para qualquer hospital prestar os atendimentos nas condições impostas pelo Instituto.

Já a gerente administrativa do Hospital Humanitária relatou que o atendimento foi interrompido em 1998 pelo mesmo motivo, uma dívida de três faturas que o Iamspe não pagou até hoje, mas que há interesse em discutir a possibilidade de retomada de negociações junto à gestão do Instituto.

Reunião

Durante a reunião também foi analisado um projeto que estava na pauta. Ele recebeu parecer favorável dos vereadores, conforme a ata. Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Adir Almeida (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. 

A Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 9h30.