Vereador faz série de visitas para abordar tema em escolas públicas
Nesta sexta-feira, 17 de março, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira (PSD), visitou o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Governador Mário Covas. Em pauta, foi debatida a importância da educação financeira como elemento de transformação social.
O parlamentar falou sobre inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular e a Lei Nº 6.591/2021, de autoria do parlamentar, que assegura aos estudantes no ensino fundamental da rede pública municipal o acesso a conteúdos mínimos da matéria. “Preocupo-me em como saber distribuir valor no tempo. Educação financeira não é só dinheiro. Quanto mais a criança aprender que é importante, sim, viver o hoje, mas também é fundamental planejar o amanhã. É um trabalho de longo prazo”, defendeu Everton Ferreira.
O presidente da Câmara explicou que é autor da lei que assegura o cumprimento dos conteúdos curriculares da rede de educação a partir do trabalho dos professores de forma interdisciplinar e transversal durante o processo de aprendizagem dos alunos. Para ele, educação financeira não é apenas uma questão de números. “O alicerce é filosófico, não puramente matemático. A criança que espera, raciocina e analisa consegue um futuro melhor. E quem sabe esperar recebe como recompensa um prato melhor”, explicou.
O vereador Everton foi recebido na unidade escolar pela diretora Silmara Maria Barana. A escola possui 705 alunos, desde o berçário 1 até a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é oferecido no período noturno. Segundo ela, o Sebrae já participou da iniciativa de oferecer conteúdo de educação financeira disponibilizando links. “Começamos o esquema do projeto no âmbito local e o adaptamos à nossa realidade”, descreveu. Também informou que os professores já desenvolveram projetos de educação acerca do tema, mas por conta própria. “Esse é um tema transversal que ajuda a criança a pensar, analisar e aplicar as linguagens matemáticas”, comentou.
A professora e coordenadora, Solange Oliveira Silva, participou do diálogo com o presidente da Câmara. A docente afirmou que o início do processo de implantação da educação Financeira – nos moldes do projeto de autoria de Everton Ferreira – está previsto para o mês de abril.
Durante a conversa, Solange citou que desenvolveu na escola o projeto Ir ao cinema, que incentivava as crianças a depositar, todas as sextas-feiras, moedas em um cofrinho. “Eles economizaram para angariar recursos. Cada um contribuiu com o que podia e quando podia. Nesse processo, a pessoa se compromete e, com isso, valoriza-se. O simples fato de pensar em comprar pipoca, refrigerante induz a discussão: o que escolher? O que priorizar? E a criança pensa: ‘hoje eu não posso, porém, se eu economizar, amanhã eu poderei”, exemplificou.
Essa foi a segunda visita do presidente à unidade de ensino público do município com o objetivo de debater educação financeira. Em 10 de março, ele esteve no Ceief Arlindo de Salvo.