Objetivo foi conhecer as práticas realizadas pela Procuradoria Especial da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira recebeu nesta sexta-feira, 10 de março, uma comitiva de vereadoras e servidoras do Legislativo de Espírito Santo do Pinhal. O objetivo da reunião foi trocar informações para implantar a Procuradoria da Mulher na cidade vizinha.
Participaram do encontro a vereadora Mariana Calsa (PL), procuradora especial da mulher do Legislativo de Limeira; a presidente da Câmara de Espirito Santo do Pinhal, Francine Félix (Republicanos); a vice-presidente, Maria de Lourdes Santiago (Podemos); a diretora geral, Luciana Lazarotto; e a assessora, Fabiana Zafani. O presidente da Câmara de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), também recepcionou a comitiva.
De acordo com Francine, assim que assumiu o mandato em 2021 a parlamentar começou a tentar implantar a Procuradoria da Mulher no Legislativo pinhalense, no entanto, recebeu respostas negativas, inclusive de inconstitucionalidade do projeto. “Implantar a Procuradoria da Mulher é o meu compromisso desde que assumi a presidência da Casa neste ano, e pretendo colocar em prática o quanto antes”, disse.
Mariana Calsa relatou a trajetória da Procuradoria Especial na Câmara de Limeira, desde a criação em 2013 até os dias de hoje. Ela informou que o foco maior da instituição é a conscientização, orientação e formação das mulheres, uma vez que não se trata de um órgão investigativo, pois, para tratar as denúncias de violência existem outros equipamentos na cidade, como a Rede Elza tank e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A procuradora especial da mulher de Limeira entregou dois projetos às parlamentares pinhalenses com o intuito de auxiliá-las na implantação do órgão na cidade e aproveitou para convidá-las a participar do 1º Fórum “Mulheres na Política e a Violência Política de Gênero”, que será realizado pela Procuradoria no dia 24 de março, às 8h30, no Teatro Nair Bello, com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e do Instituto Vamos Juntas.
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira é formada pelas vereadoras Mariana Calsa (PL), procuradora especial da mulher; Tatiane Lopes (Podemos), primeira-procuradora adjunta; e Terezinha da Santa Casa (PL), segunda-procuradora adjunta.