Trajetória do patrono foi contada em apresentação teatral para alunos de escola municipal
Encerrando a Semana Limeirense de Saraus de Literatura Dr Olindo de Luca, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realizou três apresentações teatrais nesta sexta-feira, 10 de março, no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) Rafael Affonso Leite.
A apresentação realizada pelo Grupo Levitar, formado por Carlos Jerônimo Vieira, José Augusto de Oliveira, Ariane Martins, Leandro Bonin e Pricka Ferreira, foi destinada para seis turmas de alunos do 4º e 5º ano do CEIEF, e contou com a participação especial do poeta limeirense Otacílio Monteiro.
Na ação, os alunos aprenderam sobre o Poder Legislativo e conheceram a trajetória do escritor e poeta limeirense, vereador Dr. Olindo de Luca. Em seguida, o Grupo Levitar realizou uma esquete teatral abordando o universo da poesia, com referências ao patrono da Semana de Saraus.
Quem foi Olindo de Luca
Olindo de Luca nasceu em Limeira no dia 9 de março de 1915. Após concluir os estudos no Colégio Santo Antônio, ingressou na Faculdade Fluminense de Medicina em Niterói-RJ. Formou-se pediatra em 1940 e em 1948 embarcou para a Inglaterra para estudar, por meio de uma bolsa de estudos concedida pelo Conselho Britânico. Em 1954 ganhou outra bolsa de estudos em Gênova, Itália, onde permaneceu com a família por seis meses.
Convidado pelo comendador Agostinho Prada, atuou como médico da Indústria de Calçados e Chapéus Prada durante três décadas. Atuou também como médico do posto de puericultura de Limeira por mais de 30 anos, e como médico da Companhia Agrícola Ometto, em Iracemápolis, por mais de 50 anos.
Foi vereador por cinco legislaturas seguidas, totalizando 22 anos de vereança, assumindo a Presidência da Câmara Municipal de Limeira em diversas ocasiões, nos anos de 1958, 1959 e 1968.
Escritor e poeta, deixou produções literárias diversas e teve vários trabalhos premiados, como “Crônicas, sentidas crônicas” (agraciado com o prêmio Eneida, da Academia Brasileira de Letras) e “Uma tarde no Rio” (poesia que recebeu menção honrosa no Concurso de Poesias Raul Leoni, da União Brasileira de Escritores).
Publicou crônicas, trovas e sonetos em coletâneas e escreveu diariamente durante 46 anos no jornal Gazeta de Limeira, onde tinha a coluna “Cantinho”, na qual abordava tudo o que estava relacionado com a cidade. Nos últimos anos de vida, escreveu a mesma coluna para o “Jornal de Limeira”. Faleceu em Limeira em 9 de junho de 1997.
Semana dos Saraus de Literatura
As atividades da Semana Limeirense dos Saraus de Literatura são realizadas pela Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara de Limeira, com o apoio da Academia Limeirense de Letras (ALLe), Sociedade Literária Limeirense (SOLL) e Secretaria Municipal de Educação, em atendimento à Resolução Nº 627/2015, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), que instituiu o evento.
Faz parte das atividades realizadas neste ano a exposição virtual “Encontro com Minhas Raízes”, que pode ser apreciada no portal da Escola Legislativa até o dia 31 de março.