Homenageados nasceram em Minas Gerais, Paraná e Pernambuco
Em sessão solene realizada nesta quarta-feira, 1 de março, a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Limeirense a três homenageados. José Vieira da Silva, Maria Aucélia dos Santos Damaceno e Pedro Lopes Santana receberam honraria por terem contribuído com ações de relevante interesse social em favor da população de Limeira. A concessão de cada homenagem foi proposta, respectivamente, pelos vereadores Marco Xavier (Cidadania), Terezinha da Santa Casa (PL) e Helder do Táxi (MDB).
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Everton Ferreira (PSD), e contou com a presença dos vereadores Adir Almeida (PDT), Ceará (Republicanos), Helder do Táxi (MDB), João Bano (Podemos), Jorge de Freitas (PSD), Marco Xavier (Cidadania), Mariana Calsa (PL) e Terezinha da Santa Casa (PL). O prefeito Mario Botion (PSD) também participou, bem como a vice-prefeita Erika Tank (PL), o secretário de Comunicação, Sérgio Moreira, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Edson Moreno Gil.
O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Casa na internet e pode ser assistido pelo link.
José Vieira da Silva
Por meio do Decreto Legislativo Nº 52/2020, do vereador Marco Xavier (Cidadania), a Câmara concedeu o Título a José Vieira da Silva. O homenageado nasceu em 25 de maio de 1935, em Bueno Brandão (MG). Casou-se com Luzia Vieira da Silva, em 1º de novembro do ano de 1957; juntos viveram por 62 anos e tiveram cinco filhas e três filhos.
José foi professor do Curso Primário na Escola Municipal de Caldas (MG) e reside em Limeira desde 1969. Foi a partir de 1970 que começou a publicar suas primeiras poesias no jornal "Diário de Limeira" e na "Gazeta Esportiva" de São Paulo.
Participou, junto ao CPP de Limeira, em 1992, da primeira antologia dos poetas de Limeira na obra “Verso e Reversos”. Publicou, em 2001, a obra “Quando as Pétalas Caem”. Em 2019, também esteve presente na obra “Em Palavras”, ao lado de outros poetas de Limeira.
Maria Aucélia dos Santos Damaceno
Natural de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco, região nordeste do País, Maria Aucélia foi homenageada a partir do Decreto Legislativo Nº 6/2021, proposto pela vereadora Terezinha. Nascida em 1969, a reconhecida cidadã limeirense se mudou para Limeira aos 20 anos de idade ao lado dos irmãos. Acumula experiência profissional em instituições como Santa Casa, Unimed Limeira, Núcleo de Valorização Humana Nova Vida, CreScer Consultoria e na Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (ALICC).
Maria Aucélia é graduada em serviço social e possui especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais. Em 2002, ela passou no concurso público e foi contratada como assistente social no Ceprosom e chegou à cadeira de presidente em 2017, permanecendo até hoje.
Pedro Lopes Santana
Proposto pelo vereador Helder do Táxi (MDB), o Título de Cidadão Limeirense foi entregue a Pedro Lopes Santana pelos serviços prestados à população de Limeira. O homenageado nasceu em Bandeirantes (PR) e chegou à cidade em 1979. Filho de agricultores, trabalhou na lavoura por toda a vida.
De acordo com o parlamentar, Pedro contribuiu com o desenvolvimento de muitos imigrantes que vieram trabalhar na cidade nas colheitas de laranja.