Infraestrutura, falta de medicamentos e necessidade de contratação de funcionários foram observados
Os vereadores da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo promoveram, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, diligência na Policlínica de Limeira. A visita ao local foi motivada após denúncia de instabilidade no acesso dos funcionários à internet no local para agendamento de consultas dos pacientes. Durante a vistoria na instituição, o colegiado também identificou a falta de medicamentos na farmácia.
Além dos integrantes da Comissão, Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente; e Adir Almeida (PDT), secretário; participaram da visita representantes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), que apresentou a denúncia aos vereadores. Eles foram recebidos pela servidora encarregada da Políclinica, Lucineia Rodrigues Alves.
Em relação à instabilidade na internet, foi observado que o problema dificultou o agendamento de consultas dos munícipes nos dias 1, 2 e 8 deste mês. Lucineia informou que os servidores de outros setores foram mobilizados para fazer o agendamento de forma manual nessas datas, o que causou uma lentidão no processo.
Os vereadores foram informados de que a dificuldade de acesso ao sistema é causada por problemas externos na estrutura da provedora de internet. Uma das soluções apontada de imediato pela Comissão foi a constituição de uma central de telefonia e a implantação de serviços de WhatsApp, assim como o efetivo aumento dos funcionários para suportar o volume de atendimentos.
A Comissão verificou ainda a falta de itens medicamentosos. O antibiótico ciprofloxacin é um dos medicamentos que está em falta há cerca de três meses na unidade. Outras demandas, em relação à infraestrutura, são a necessidade de poda de árvore e o mato alto, além de reparos em paredes com infiltrações.
O presidente Dr. Julio informou que o colegiado vai encaminhar requerimentos à Prefeitura solicitando esclarecimentos e a resolução do que foi apontado.
Deliberações
Na reunião ordinária, os parlamentares tramitaram três proposições, todas receberam pareceres favoráveis, conforme a ata.
É responsabilidade dos membros do colegiado apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 9h30.