• Inicio
  • Notícias
  • Escola Legislativa Paulo Freire discute projeto Câmara vai à Escola

Escola Legislativa Paulo Freire discute projeto Câmara vai à Escola

Agentes envolvidos participam de reunião por videoconferência

Data de publicação: 13/02/2023 16:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Escola Legislativa Paulo Freire discute projeto Câmara vai à Escola
Escola Legislativa Paulo Freire discute projeto Câmara vai à Escola

Foi realizada nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, uma reunião entre a Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara Municipal de Limeira, o Senac e a Secretaria de Educação, por videoconferência. O objetivo foi discutir o projeto Câmara vai à Escola. Participaram do encontro Giane Boscolo, coordenadora da Escola Legislativa; Fernando Porto e Ana Paula Telles, representantes do Senac e Juliana Garcia, da Secretaria Municipal da Educação.

Sob o tema “Garantia de direitos: a construção de uma sociedade mais justa”, o projeto visa promover reflexões sobre a constituição de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e humanos, propiciando a percepção de que é possível a construção de uma sociedade mais justa. Atualmente ele é realizado pela Câmara, por meio do Senac, tendo como público-alvo os estudantes do 3º e 8º anos do ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na reunião foi realizada a análise do Projeto Câmara vai à Escola e debatidas maneiras de adequar sua realização ao currículo escolar do 3º ano do ensino fundamental. Foi ainda abordado o melhor formato para o projeto e os recursos que serão utilizados para aumentar seu alcance e proporcionar aos estudantes uma vivência mais completa das atividades realizadas pelo Legislativo limeirense no exercício de suas funções. As soluções desenvolvidas serão apresentadas à Presidência para apreciação.

Câmara vai à Escola

No projeto são realizadas aulas com duração de três horas, nas quais, por meio de dinâmicas de grupo, apresentações, integração, mobilização dos participantes, exposição dialogada, dramatização e atividades, são abordados temas como: liberdades fundamentais; direitos civis, políticos, sociais e humanos; como expressar pontos de vista e ouvir opiniões divergentes; como questionar, propor e agir em seu ambiente familiar e comunitário; como exercer uma atitude respeitosa com as pessoas; a importância da predisposição para o diálogo; a reivindicação de espaço para a participação ativa e a valorização dos direitos humanos e defesa da igualdade de direitos sem discriminação.