• Inicio
  • Notícias
  • Anderson Pereira quer garantir prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar

Anderson Pereira quer garantir prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar

Vereador afirma que medida contribui para o envolvimento dos pais com a comunidade escolar

Data de publicação: 07/02/2023 11:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Anderson Pereira quer garantir prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar
Anderson Pereira quer garantir prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar

Foi protocolado pelo vereador Anderson Pereira (PSDB), nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, na Câmara Municipal de Limeira, o Projeto de Lei Nº 10/2023, pelo qual pretende garantir prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal de educação.

De acordo com o texto, a prioridade será condicionada à existência de turmas nos níveis educacionais pretendidos e aplica-se aos estudantes que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.

Caso a unidade escolar mais próxima da residência não disponha de turmas no mesmo nível educacional pretendido para os irmãos, a preferência de matrícula deverá ser em unidades escolares com a menor distância possível entre elas.

Anderson Pereira fundamenta o projeto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “No âmbito federal, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. Este projeto de lei pretende dar efetividade ao direito previsto no ECA, que garantiu a preferência de vagas para irmãos na mesma unidade escolar da rede de ensino”, argumentou o proponente.

O parlamentar defende também que, na prática, resultará em benefícios para as famílias, além de proporcionar envolvimento dos pais com a comunidade escolar. “Com efeito, dar efetividade a esse direito traz conforto e economia às famílias, uma vez que a matrícula em unidades distintas pode trazer custos adicionais de deslocamento e contratempos logísticos aos responsáveis. Além disso, a medida contribui para aprofundar o envolvimento dos pais com a comunidade escolar, tendo em vista que facilita o direcionamento da atenção para um único espaço”, pontuou.

Por fim, Anderson afirma que a iniciativa está conectada com o interesse público e concorre para o aperfeiçoamento do compromisso das crianças e de seus pais com a educação. 

Caso seja aprovado, o projeto será encaminhado à Prefeitura, que poderá executá-lo por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Anderson Pereira (PSDB)

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de  suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.