Prioridade é garantir melhor atendimento ao cidadão e acessibilidade
Os servidores da Comissão de Obras e Reforma realizaram uma série de visitas para conhecer a infraestrutura de outras casas legislativas e propor melhorias ao prédio do Legislativo limeirense. Entre os dias 18 e 23, o grupo esteve em quatro cidades, para conhecer as câmaras de Barueri, Jundiaí, Paulínia e Sorocaba. O objetivo do intercâmbio é identificar como tornar o espaço da Câmara de Limeira mais acolhedor e com mais acessibilidade para os cidadãos.
Participaram das visitas, a diretora do Departamento Legislativo, Thaís Cristina Simões da Silva de Moraes, o servidor da Consultoria Técnica Especializada da Casa, Fernando Mazzeo Grande, responsável pela coordenação dos trabalhos; José Claudio Jacon Junior, do Departamento de Tecnologia da Informação, e Júnior Costa, do Núcleo de Imprensa, Cerimonial, Mídia e Multimeios.
Os servidores conheceram as estruturas da recepção, plenário, gabinetes parlamentares, estúdio, salas de reuniões e da Escola Legislativa, e demais departamentos administrativos e legislativos. O arquiteto Fernando Mazzeo descreveu que, especialmente em Barueri e em Paulínia, os espaços possuem concepção mais próxima do que será proposto para Limeira: separar os ambientes do prédio, com áreas específicas para os setores administrativos e para as atividades parlamentares.
Antes do intercâmbio com outras câmaras municipais, a Comissão levantou as demandas do público interno já informadas ao presidente Everton Ferreira (PSD), em reunião no dia 13 de janeiro. O próximo passo agora, segundo o grupo, é elaborar um estudo técnico preliminar que será apresentado à Mesa Diretora.
A Comissão de Obras e Reforma foi criada pela Portaria Nº 8/2023, com a finalidade garantir o uso e a expansão física do prédio do Legislativo, a preservação do patrimônio e dar melhor suporte às atividades da Casa.
Para Everton Ferreira, a intenção é priorizar o atendimento ao cidadão, melhorar o acolhimento e deixar o espaço mais acessível para o povo. “O Poder Legislativo não deve ser um poder esquecido, ele vai ser fortalecido e o fortalecimento começa com a sua estrutura atualizada, moderna, de forma que o parlamentar consiga exercer melhor o seu trabalho e de forma que o munícipe tenha um espaço mais convidativo”, argumentou.
*Com fotos de Marco Miatelo/Câmara de Barueri