Parlamentar foi questionada por munícipes sobre real necessidade da remoção
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou ofício para a Secretaria do Meio Ambiente, no dia 11 de janeiro, a respeito das informações sobre a poda e retirada da árvore centenária da espécie seringueira, localizada na região central, na Praça do Museu. De acordo com divulgações recentes na imprensa local, a árvore está recebendo a chamada poda de rebaixamento com intuito de evitar acidentes e, em breve, será retirada - segundo informou o biólogo Rogério Mesquita, diretor de Política Ambiental.
O objetivo do ofício é compreender o motivo da retirada e saber se há formas alternativas de preservar a árvore e garantir a segurança dos transeuntes sem que a remoção seja necessária. “As árvores centenárias, além de terem grande importância no sentido de preservação do meio ambiente, também possuem relevância histórica e cultural, como elementos integrantes da história de uma cidade. A cada árvore centenária derrubada, perdemos um rico patrimônio genético e parte de nossa memória. Por isso, é importante pensar estratégias para a preservação e proteção delas”, ressaltou Tatiane.
No documento, a vereadora questiona se foram tomadas medidas pela Secretaria de Meio Ambiente após a árvore ter sido alvo de vandalismo, a fim de evitar que não chegasse ao ponto de precisar retirá-la, solicitando documentação comprobatória. A parlamentar também questiona quais medidas têm sido tomadas pela Secretaria para proteger as árvores centenárias do município, se há alguma medida alternativa à remoção, mas que garanta a proteção aos transeuntes e, caso seja, de fato, necessária a retirada, se haverá adoção de medida compensatória por sua remoção.
A vereadora é autora de outras demandas a respeito da condição das árvores de Limeira, como o Requerimento Nº 629/2021, que questiona a Prefeitura sobre a poda drástica, e o Requerimento N° 497/2022, que também pede informações sobre a preservação de árvores centenárias. Para Tatiane Lopes, é importante uma política de preservação no município. “As árvores são essenciais em nossas vidas, sobretudo, ajudam a regular as mudanças climáticas que vivemos hoje. Uma cidade saudável é uma cidade que protege suas árvores”, finalizou a parlamentar.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.