Vereadora esteve na cidade de Araras para conhecer trabalho desenvolvido com aves
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) esteve na cidade de Araras para conhecer o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da cidade de Araras (Cras Pró-Arara). A visita ocorreu na quarta-feira, 7 de dezembro, e a parlamentar foi recebida pelo vereador Rodrigo Soares (PSDB) e pelo biólogo responsável Técnico do Centro, Fábio Luiz Cassiano, para conhecer o trabalho desenvolvido especialmente com aves.
O local abriga cerca de 100 aves, segundo Tatiane Lopes. Também há gambás e uma cachorra do mato, todos os animais chegam por terem sofrido maus-tratos, tráfico, acidente ou doença. “Após receber tratamento e reabilitação, todos animais que estiverem em condição são soltos em áreas específicas, o que pode levar até dois anos para acontecer. Eles chegam com traumas físicos graves e demoram a estarem aptos a voltarem à vida livre. Os animais que permanecem no centro são aqueles que ficam com sequelas graves, deficientes, com perda de membros, cegos entre outras situações decorrentes de maus-tratos”, descreveu.
A parlamentar observou que o foco de um Cras é a reabilitação dos animais e a soltura, onde também é feito um trabalho de educação ambiental. “Conheci a história do papagaio Caco, que viveu como pet de estimação com um senhor que veio a falecer, a família então procurou o Cras para entregar o animal. Caco é um idoso de 80 anos - papagaios podem ser centenários - condenado a nunca ser livre, pois já estava habituado a uma vida doméstica. Observei no Caco muita tristeza e ele é exemplo entre milhares de animais que um dia foram retirados da natureza e ainda sofrem as consequências desse crime terrível”, apontou.
Para Tatiane Lopes, o modelo de um Cras é o ideal para o atual zoológico, com uma mudança de conceito no olhar animal, para que seja um centro de reabilitação para receber os animais que necessitam de ajuda, não um local de visitação para lazer.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.